Secretário Hudson cumpre agenda em Guaíra e Cascavel 10/02/2023 - 17:56

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, esteve na região Oeste, nesta semana, para contato direto com as forças de segurança pública e lideranças, tratativas de temas da Pasta e reconhecimento de obras em andamento.

Em Guaíra, na quarta-feira (8), a agenda incluiu reuniões com os representantes das polícias da região e Corpo de Bombeiros; com o prefeito do município e presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Heraldo Trento, e demais conselheiros, lideranças regionais, prefeitos e vereadores.

Aproximadamente 80 pessoas participaram da reunião. “A Prefeitura tem investido bastante e nós, como Governo do Estado, queremos oferecer um retorno. Já fui conhecer a sede do BPFron, que é de primeiro mundo. Quero ver e ouvir sobre a realidade da região”, citou o secretário Hudson.

O secretário apresentou as ações do Governo do Estado relacionadas à segurança pública, além de conhecer as demandas da região relacionadas ao setor. Prefeitos e representantes de entidades puderam manifestar suas reivindicações e sugestões para melhorar a segurança, principalmente na área de fronteira. Conforme o secretário, mais policiais, que estão em formação, devem ser incorporados à Polícia Militar do Paraná nos próximos meses como uma ação para aumentar os efetivos.

Foi entregue ao secretário o Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR) para análise e contribuição às políticas de governo voltadas à segurança pública na região lindeira.

Na sequência, o secretário visitou as obras da nova sede da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira, em Guaíra, a construção da Delegacia Cidadã do município e também a Cadeia Pública de Guaíra, concluída em setembro de 2022.

CASCAVEL - O secretário acompanhou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, na quinta-feira (9), durante a 35ª edição do Show Rural Coopavel, onde observou a participação das forças de segurança representadas no evento e ficou à disposição dos expositores.

À imprensa, ele falou sobre os próximos passos do projeto Falcão, que une tecnologia e mobilidade em favor da segurança, sendo o município de Cascavel uma das bases dos helicópteros.

“As duas aeronaves estão sendo equipadas em Curitiba e teremos, em breve, a chegada de mais duas. Essa tecnologia facilita para as equipes localizarem, por exemplo, veículos roubados, fazer reconhecimento facial, indicar geolocalização e outros dados que são repassados em tempo real para as equipes em solo”, explicou.

As aeronaves e todos os equipamentos de Inteligência Artificial embarcada foram alugadas via licitação pública. Estão em fase final de montagem e serão incorporadas ao dia a dia da Polícia Militar.