Secretarias se reúnem para debater assuntos referentes ao atendimento humanizado a mulheres 17/04/2023 - 17:48

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, se reuniu na manhã desta segunda-feira (17), com a secretária Leandre Dal Ponte, da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial (SEMI), na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP), na Batel. O encontro se deu com o objetivo da criação de um grupo de trabalho para debater o atendimento humanizado nas delegacias da mulher do Paraná. 

Durante a reunião de trabalho, os representantes das duas pastas também debateram a criação de salas especializadas para atendimento de mulheres nas delegacias. Atualmente, o Paraná possui 21 delegacias da mulher em funcionamento.

De acordo com o secretário Hudson Leôncio Teixeira, a integração entre as secretarias é muito importante, onde ambas trataram de vários assuntos com o foco principal no atendimento à mulher na Delegacia da Mulher. “Hoje tratamos a situação do atendimento humanizado nas delegacias da mulher, visando a criação de um grupo de trabalho onde nós vamos analisar as necessidades de um realinhamento na distribuição dessas delegacias, das escalas, da maneira que será o atendimento às mulheres vítimas de violência. Esse grupo será coordenado pela delegada Tathiana Guzella”, destacou o secretário Hudson.

A secretária Leandre Dal Ponte propôs a criação de um programa piloto em Curitiba. E, a partir deste exemplo, fazer um guia de implantação nas demais delegacias do Paraná. “A violência contra a mulher não acontece em horário de expediente. A violência ocorre, via de regra, quando o agressor está em casa. Ou seja: no período da noite ou então aos finais de semana. Por isso, é imprescindível garantirmos, também no Paraná, o funcionamento das delegacias 24 horas por dia e 7 dias por semana”, afirmou Leandre.

VIATURAS - Na última semana, o Paraná recebeu do Ministério da Justiça e Segurança Pública 50 viaturas e diversos equipamentos para fortalecer o combate à violência contra a mulher. Os veículos e equipamentos, entregues como parte do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci II), incluem viaturas descaracterizadas para a polícia militar, civil, penal, científica, corpo de bombeiros e Secretaria de Segurança Pública, bem como viaturas destinadas à Patrulha Maria da Penha.

FUNDO - Para intensificar as ações de combate à violência contra as mulheres, o Governo do Paraná criou o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (Fedim/PR) e também lançou o pacote de ações Mulheres por um Paraná sem Violência, voltado à criação de novos canais de atendimento ao público feminino, suporte a servidoras e trabalhadoras terceirizadas e estímulo à formação de lideranças.

GALERIA DE IMAGENS