Secretaria da Segurança promoveu Ciclo de Palestras para servidores de Maringá e Londrina 21/09/2023 - 17:21

Em compromisso com o bem estar e o desenvolvimento de sua equipe de servidores, a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) reuniu profissionais de Maringá e Londrina em seu 2° Ciclo de Palestras. O principal objetivo das palestras foi disseminar conhecimento e conscientização sobre a prevenção do uso de substâncias ilícitas, a promoção da saúde mental e a construção de relações de qualidade no ambiente de trabalho.

 “A ação visou cumprir as obrigações assumidas pela SESP, por intermédio do NEPSD, no Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, lançado em Junho deste ano, priorizando o cuidado com a saúde mental dos profissionais das forças de segurança estaduais”, explicou o  chefe do NEPSD, delegado Renato Bastos Figueiroa.

O evento, realizado nos dias 19 e 20 de setembro, foi fruto da parceria entre o Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas (NEPSD) e o Programa Prumos. Em Maringá, autoridades das forças de segurança da região estiveram presentes. O evento contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil, Militar e Penal, vindos de Maringá e dos municípios de Mandaguaçu, Mandaguari, Paiçandu e Sarandi. 

Já em Londrina, as mesmas instituições estiveram participaram, tanto do próprio município, como das cidades vizinhas Cambé e Rolândia, destacando a colaboração e cooperação entre essas forças da segurança em toda a região.

A palestra “Qualidade de Vida na Família e no Trabalho” aprofundou as discussões sobre os sinais e situações relacionadas a esse tema, proporcionando  uma compreensão sólida e prática. “Foram expostos os valores e consequências de uma vida sem as drogas, dessa forma, conciliando com o Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas”, destacou o palestrante José Augusto Soavinski, economista e servidor do NEPSD.

PROGRAMA PRUMOS - O evento contou com a colaboração de profissionais qualificados que compartilharam informações detalhadas sobre o fluxo de atendimento do Programa Prumos. “A ação serviu de alerta sobre a importância do assunto relacionado às drogas, que é um assunto que muitas vezes gera um certo tabu ao ser exposto dentro da corporação ou dentro das instituições de segurança pública”, relatou o gestor do Centro de Atendimento Psicossocial do Programa de Londrina, Rafael Milan.

O gestor do Centro de Atendimento Psicossocial do Programa de Maringá, Jeison Machado, também participou da ação. “As palestras foram de encontro com as ações preventivas do Projeto do Prumos que visa justamente impactar, conscientizar e motivar os colaboradores, trazendo identificação e opções de ação para os servidores que possam estar passando por dificuldades na sua rotina diária", disse.

No âmbito de saúde mental, o programa Prumos oferece serviços de psicologia e serviço social para os servidores da segurança pública  e seus familiares, que frequentemente estão expostos a situações de violência, pressão e estresse cotidiano. “Aproveitamos esse momento para divulgar o Prumos, que é um programa muito conhecido no Brasil, mas tem muitos servidores nossos que ainda não estavam familiarizados”, disse a chefe do Centro de Acompanhamento de Programas Biopsicossociais da Secretaria de Segurança Pública, capitã Ronize Stein Piancini.

CONTINUIDADE NAS PALESTRAS - Demonstrando compromisso com o desenvolvimento contínuo da sua equipe, a Secretaria da Segurança está empenhada em expandir o alcance desses encontros para outras regiões do estado. Já estão em planejamento futuras palestras nos municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu.

 

GALERIA DE IMAGENS