Secretaria da Segurança participa da campanha do Dia Mundial da Limpeza 18/09/2020 - 16:30

Em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado neste sábado (19), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) aderiu à campanha idealizada pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), que recolheu resíduos sólidos de secretarias estaduais e autarquias do Paraná. Roupas, pilhas, lâmpadas, além de remédios vencidos, eletrônicos, eletrodomésticos, materiais de escritório e óleo de cozinha, foram alguns dos materiais recolhidos na ação.

O chefe do Grupo Administrativo Setorial (GAS) da Sesp, capitão Marcelo Trevisan Karpinski, que entregou os materiais recolhidos na secretaria à Sedest, relatou que a Sesp tem participado de várias ações voltadas à proteção, valorização e conscientização em relação à adesão do cidadão em projetos que envolvem a preservação do meio ambiente. 

“A Sesp teve participação exemplar nesta campanha do Dia Mundial da Limpeza. Coletamos de duas a três toneladas de material reciclável, como por exemplo, medicamentos e equipamentos de informática que certamente seriam descartados de qualquer maneira, e agora, terão uma destinação correta e adequada”, declarou o capitão Karpinski.

“São resíduos que normalmente as pessoas não sabem como destinar e que, se descartados de maneira incorreta, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos”, explicou a diretora geral da Sedest, Fabiana Campos.

Um dos servidores da Sesp que entregou materiais para serem descartados corretamente foi o chefe do núcleo de compliance setorial da Pasta, tenente David Clistenes. Televisores, rádios, lâmpadas e resíduos de óleos, estavam entre os aparatos entregues. “É importante participar dessas campanhas e, principalmente, incentivar que mais pessoas participem para que um dia a gente alcance o equilíbrio entre produção, consumo e a correta destinação, ou seja, o retorno desses materiais para a cadeia produtiva por meio da reciclagem. Assim, teremos cada vez mais pessoas engajadas no desenvolvimento do meio ambiente”, declarou.

CAMPANHA - O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) surgiu na Estônia em 2008. O objetivo do movimento é mobilizar voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques, com foco na conscientização para o descarte indevido de resíduos sólidos.

Devido à pandemia do coronavírus, este ano a campanha tem como lema #eucuidodomeuquadrado, com ações individuais em casa. Pensando nisso, a Sedest mobilizou as Secretarias de Estado e autarquias para recolherem de seus funcionários os resíduos sólidos.

GALERIA DE IMAGENS