Secretaria da Segurança Pública lamenta morte do ex-secretário José Tavares 22/06/2021 - 08:00

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná lamenta o falecimento do ex-secretário da Segurança Pública do Paraná, José Tavares da Silva Neto, nesta terça-feira (22/06). Delegado da Polícia Civil, ele comandou a pasta nos anos 2000 e desempenhou outras funções no estado, como secretário de Justiça e secretário especial para a Proteção e Defesa do Consumidor no final dos anos 90, e exerceu mandatos como deputado estadual e federal. Ele tinha 72 anos e três filhos.

“Nosso mais profundo respeito e admiração a um homem que viveu em prol da população paranaense. Construiu uma carreira na Polícia Civil e expandiu seu trabalho junto à Assembléia Legislativa e à Câmara dos Deputados em Brasília, com forte atuação pela democracia. Estamos consternados com essa perda”, disse o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares.

José Tavares se formou em Direito em 1973 e foi delegado de polícia na região de Londrina. Cinco anos depois já atuava no meio político e foi eleito deputado estadual. Ele se tornou deputado federal em 1982 e atuou em várias comissões parlamentares até 1991. Conquistou outro mandato como deputado estadual e, durante o governo de Roberto Requião assumiu a Secretaria da Justiça em 1994. 

No governo de Jaime Lerner foi secretário especial para a Proteção e Defesa do Consumidor e da Justiça posteriormente. Entre 2000 e 2002, também foi secretário da Segurança Pública.