SESP homenageia servidoras no Dia Internacional da Mulher com flores e palestra 08/03/2022 - 20:08

Na final da tarde desta terça-feira (08/03), a Secretaria de Estado da Segurança da Pública (SESP) celebrou o Dia Internacional da Mulher, em evento realizado na sede da Pasta. A solenidade foi marcada por homenagens e entrega de flores às colaboradoras da secretaria. Ao todo, aproximadamente 100 mulheres participaram do encontro, entre integrantes das forças policiais e servidoras civis da secretaria. 

Os botões de rosa entregues às servidoras estavam acompanhadas de um cartão com a frase "Sua força é inspiração para que o mundo seja um lugar melhor" e para o secretário Romulo Marinho Soares, este é o sentido de tudo. "As mulheres nos inspiram com suas lutas e perseverança e, certamente, são o esteio de grandes empresas e instituições no mundo moderno, e na Sesp não é diferente. Aqui elas decidem, apoiam, se dedicam, assumem responsabilidades e trabalham para um Paraná melhor e uma segurança mais eficiente", disse.

Durante a celebração, a psicóloga Analu Zimermann ministrou uma palestra que abordou temas sobre o empoderamento feminino na sociedade. “Foi uma grande responsabilidade. Como eu ia falar de empoderamento feminino para mulheres que são representantes da segurança pública? Mas foi um privilégio, porque eu também faço parte desta área, há 15 anos trabalhando no sistema prisional. Então, além do empoderamento, abordei a questão da vulnerabilidade, que é uma coisa que quase não se fala, e eu acredito que olhar para as nossas sombras e os nossos medos também é se empoderar”, conta a psicóloga.

A Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Delegada Luciana de Novaes, afirmou que a idealização do evento foi do próprio secretário, para valorizar todas as servidoras neste Dia Internacional da Mulher, e que o intento era de oferecer um momento de reflexão e de valorização para as participantes. Para a delegada, a palestra de uma psicóloga com experiência na área segurança pública foi importante para lembrar, por exemplo, da importância do autocuidado.

“A psicóloga trouxe algumas falas sobre situações do nosso dia a dia em que nós mesmas nos colocamos. Situações de culpa, de dúvidas sobre a nossa capacidade e persistência, medo do olhar de outras pessoas, da crítica, ou seja, trouxe essas provocações para que nós mulheres refletíssemos sobre isso e, no final, entendessemos que somos todas iguais, cada uma com as suas dúvidas e medos, mas que todas precisamos nos cuidar”, disse a chefe de gabinete.

Um dos destaques entre as homenageadas na solenidade foi a servidora Maria Helena Paes. Há 19 anos na área da segurança pública e 40 de serviços prestados ao Estado, ela atua no Núcleo de Planejamento Setorial da instituição e revelou que não esperava o tributo, mas que é o reconhecimento de um trabalho. “Realmente foi uma surpresa, eu não imaginei que fosse comigo. Acho que é uma valorização do trabalho, porque muitas vezes não estamos sempre juntos, já que o meu trabalho é mais de planejamento, atuando mais nos sistemas, então não participo tanto das reuniões, mas foi uma honra para mim”, contou Maria.

Um quarteto da Banda de Música da Polícia Militar do Paraná participou do evento tocando canções.

GALERIA DE IMAGENS