SESP apresenta sistemas de integração das forças policias durante visita da SENASP 05/11/2020 - 19:15

O secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, recebeu, na sede da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), no Centro Cívico, em Curitiba, a comitiva da Secretaria Nacional da Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo da visita, que ocorreu na tarde desta quinta-feira (05/11), foi mostrar o trabalho integrado entre o Governo estadual, municípios e demais federações do sul do país.

Durante a visita, as autoridades ouviram uma exposição feita pelo coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), capitão Claudio Todisco Silveira, à respeito da criação do mapa do crime e, em seguida, visitaram a Sala de Operações do Centro de Comando e Controle Regional Sul (CICCR-Sul), onde estão ligadas as câmeras dos mais de 20 municípios que firmaram o termo de cooperação técnica, o qual integra informações do estado e da cidade.

“É muito importante que eles vejam o trabalho que estamos desempenhando aqui na Secretaria. Desde o início da gestão, temos nos empenhado em integrar pessoas e compartilhar dados de instituições federais, estaduais e municipais, além de ampliar, cada vez mais, a quantidade de operações conjuntas, sejam elas entre as polícias paranaenses sejam com as unidades federativas vizinhas”, destacou o secretário coronel Marinho.

Segundo o secretário Nacional da Segurança Pública, coronel Carlos Paim, o sistema apresentado é um modelo a ser seguido por outros estados. “Temos um sistema semelhante em Brasília, mas vemos que o Paraná tem trabalhado muito integrado com outras instituições e esferas governamentais, isso é muito importante”, destacou o gestor durante a visita.

PALESTRA - Durante a exposição, feita na Sala de Gestão de Crise, a comitiva pode conferir como foi criado o mapa do crime do Paraná. “Apresentamos a criação e estruturação de bases de informações dos registros criminais no estado do Paraná, feito por meio de métodos técnico-científicos com o objetivo de aferir melhores resultados nos indicadores da segurança pública”, afirmou o capitão Todisco.

Em seguida, também foram expostos alguns dos sistemas de tecnologia de geoespacialização de ocorrências já utilizadas pelas forças policiais do Paraná, em todo o estado. “São ferramentas que as Polícias Militar e Civil se utilizam para o planejamento operacional e de investigação no combate à criminalidade, como é o caso do CAPE-GEO”, explicou o coordenador do CAPE.

Finalizada a exposição, a comitiva foi à Sala de Operações, onde funciona, no momento, o Disque Denúncia 181, e o Centro de Comando e Controle Regional Sul. “Graças aos mais de 20 termos de cooperação técnica que assinamos ao longo do ano, aqui podemos acessar imagens de dezenas de municípios paranaenses, em tempo integral e real, o que facilita o trabalho das forças policiais estaduais”, contou o secretário coronel Marinho.

COMITIVA - O grupo foi composto pelo secretário Nacional da Segurança Pública, coronel Carlos Paim, pelo diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, pelo Diretor de Políticas de Segurança Pública, pelo inspetor Marcelo Aparecido Moreno, pelo Diretor de Gestão e Integração de Informações, coronel Bilmar Angelis de Almeida Ferreira, e outros integrantes que também estão participando do evento SENASP Itinerante.

SENASP ITINERANTE - O evento é uma proposta do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com o objetivo de discutir ações, programas e estudos que possam contribuir para a segurança da população de cada região do Brasil. O SENASP Itinerante já passou pelo Norte, pelo Nordeste e pelo Centro-Oeste.