Reunião reforça integração com São Paulo e Mato Grosso do Sul proteção de divisas e fronteiras 27/04/2022 - 13:00

Integrantes das Polícias Civil e Militar de São Paulo e Mato Grosso do Sul estiveram em Curitiba na quarta-feira (27/04) para a realização da primeira reunião de integração institucional entre os estados neste ano. O encontro teve por objetivo estimular a troca de experiências e as boas práticas em prol da Segurança Pública, buscando a ampliação da integração para desenvolvimento de ações em divisas e fronteiras.

O encontro foi realizado na sede da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, em Curitiba, pela iniciativa da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, por meio do Centro de Inteligência Estratégica do Paraná, e contou com a presença do coordenador-geral do Centro de Operações Integradas (COI) da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), General Carlos Sérgio Câmara Saú, e do Secretário-Adjunto de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Ary Carlos Barbosa.

O Diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, Coronel João Alfredo Zampieri, enaltece a realização deste encontro e tem orgulho do estado do Paraná sediar deste intercâmbio entre os estados vizinhos. "Estamos felizes em receber as comitivas e fortalecer esta integração, um passo muito importante para a segurança pública do nosso estado”, argumenta.

De acordo com o chefe do Centro de Integração Estratégica da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, coronel Luiz Augusto de Oliveira Santiago, o encontro faz parte de um planejamento para intensificar operações contra o crime organizado.

"Desde 2020, quando nós começamos a trabalhar inicialmente com São Paulo e, posteriormente, com o Mato Grosso do Sul, nós sempre atendemos às reuniões preparatórias de operação de ambos os estados. Essa interação facilita as comunicações, as relações, a troca de informações e, com isso, ganhamos no princípio da oportunidade", explica.

Dentre os assuntos abordados durante o encontro, foram debatidos tratativas sobre operações em locais de divisas e fronteiras. Além disso, foi discutido sobre os crimes ambientais e crimes que atentem contra a indústria agropecuária brasileira.

O Coordenador-geral do COI de São Paulo, General Carlos Sérgio Câmara Saú, fez uma apresentação sobre as ações contra o crime organizado e destacou que reuniões como esta refletem em resultados significativos. "Pudemos transmitir informações excelentes, mas, principalmente, nos conhecermos mais profundamente, trocarmos contatos, termos essa relação pessoal, relacionar-se com pessoas com quem vamos trabalhar do outro lado da divisa. Isso foi fundamental", completa o general Saú.

O secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Ary Carlos Barbosa, pontuou este encontro como uma forma de capacitação em prol da segurança pública entre os estados. "Trabalhando em conjunto podemos produzir muito mais e melhor. O criminoso está sempre evoluindo e, por isso, essas reuniões servem para trabalhar informações, e intensificar a sua inteligência, trabalhar a sua atividade para que ela possa minimizar o máximo possível a ação desse pessoal nas cidades", esclarece.

PRESENÇAS - Participaram do encontro o diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, coronel João Alfredo Zampieri; chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, delegado Fernando Zanoni; o Assessor da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, coronel Luiz Carlos Castaelli; o comandante do comando de policiamento do interior da Polícia Militar de São Paulo, Edson Luis da Silva Simeira; o Delegado-chefe do grupo especial de reação da Polícia Civil de São Paulo, Arthur José Dian; o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas do Mato Grosso do Sul, Coronel Edimilson de Oliveira Ribeiro; o Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, Coronel Everson Antônio Rozeni; e o delegado regional da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, André Luiz Novelli Lopes.

Também estiveram presentes o Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueireido Júnior; Subcomandante-geral da Polícia Militar do Estado do Paraná, coronel Rui Noé Barroso Torres; juntamente com os comandante de várias regiões do estados; representando o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, o delegado-chefe do Tático Integrado de Grupo de Repressão (Tigre), Cristiano Augusto Quintas dos Santos; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochoki; o diretor do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, Delegado Sivanei de Almeida Gomes; e outras autoridades da Segurança Pública do Paraná.

A delegada chefe do setor de inteligência da Polícia Federal no Estado do Paraná, Daniele Gossenheimer Rodrigue; o delegado regional do combate ao crime organizado, Mozart Person Fuchs; o superitendente regional da Polícia Federal, delegado Omar Gabriel Haj Mussi; os integrantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Luís Felipe Adamoski e Alexante Villaciona; o chefe da Divisão de Repressão da Receita Federal ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal, auditor-fiscal Tsuyoshi Ueda; o coordenador do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-SUL), delegado Marcelo Miranda Muniz; e o coordenador estadual do Conselho Comunitário de Segurança (Consegue), Coronel Chehade Elias Geha.