Reforço policial no Porto de Paranaguá garante recepção segura aos turistas 23/12/2023 - 14:56

A Segurança Pública do Paraná reforçou o efetivo de policiais militares no Porto de Paranaguá, visando uma maior segurança aos turistas que chegam na cidade através de cruzeiros, bem como no auxílio com orientações e informações. A medida foi tomada desde o anúncio que o Porto de Paranaguá passou a ser, até março de 2024, ponto de embarque fixo na temporada de cruzeiros com rota pela América do Sul durante o verão.

“A polícia militar reforça o policiamento na cidade em razão desse grande contingente de turistas que está desembarcando aqui na região para conhecer Paranaguá. Além disso, eles podem fazer passeios para a Ilha do Mel e Antonina. Lembrando que em todos esses lugares, temos o policiamento reforçado”, explicou o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Paranaguá, capitão Alfredo Werner Eiglmeier.

A imigração desses viajantes que vão embarcar em Paranaguá acontece no pavilhão Mega Rocio, onde a logística funciona como um aeroporto. Os viajantes são deslocados até este local através de vans ou ônibus, pois as bagagens passam por uma inspeção para todos aqueles que entrarem e saírem do município.

De acordo com a coordenadora da Operação Navios Cruzeiros, a aspirante-oficial Luciana Machado Dal Lago, com a chegada dos navios no Porto de Paranaguá, toda sexta-feira a Polícia Militar aumenta o reforço na região.

“Além do efetivo regular, foi disponibilizado mais policiais para prestar esse atendimento exclusivo para os turistas dos cruzeiros. O policiamento no pavilhão do Rocio é feito através de ponto base (PBs), onde após a passagem dos turistas por aqui eles podem seguir para realizar passeios por Paranaguá, se estendendo para a Ilha do Mel, Antonina e demais regiões próximas à cidade portuária. Possuímos policiamento em todas essas áreas para melhor atendê-los. Além disso, nós temos nesta situação policiais que falam mais de um idioma, facilitando assim a comunicação com eles, para que nós possamos auxiliar da melhor maneira possível”, disse.

O policiamento em áreas portuárias ganha uma importância significativa quando há um aumento no turismo. Essas regiões, frequentemente movimentadas por visitantes de diferentes partes do mundo, requerem medidas específicas de segurança para garantir a integridade física, patrimonial e a experiência positiva dos turistas. O policiamento efetivo contribui para a segurança pessoal dos turistas, protegendo-os contra roubos, furtos e outros crimes comuns em ambientes turísticos. Isso promove uma sensação de segurança e confiança na região portuária.

Para o turista Laédio Silva Junior, que veio de Itajaí (SC) para embarcar no porto de Paranaguá no Cruzeiro do Navio MSC Lírica, é de extrema importância estar em um ambiente seguro e agradável como ele sentiu em Paranaguá.

“ A primeira coisa que vimos quando descemos aqui em Paranaguá foi a viatura da polícia parada na porta de desembarque do ônibus, isso me impressionou muito. Sem falar na presença permanente de policiais em todos os lugares, em todos os os lados que a gente vai tem esse apoio. Por mais que a gente seja daqui do Brasil, tem muita gente de fora que faz cruzeiros e muitas vezes não se sente seguro. Mas aqui no porto dá pra gente ficar bem tranquilo porque há bastante segurança a nossa disposição sempre".

Além dos pontos bases, patrulhamentos e rondas nos locais, os policiais também se concentram no Centro Histórico de Paranaguá, onde realizam exposição das viaturas históricas, Utvs e quadriciclos, para que os turistas possam conhecer de perto e até mesmo tirar algumas fotos.

O reforço no efetivo policial no Porto de Paranaguá demonstra o compromisso do governo do estado do Paraná em proporcionar uma experiência turística segura e agradável. Ao investir na recepção e segurança dos turistas que escolhem o litoral paranaense como destino de cruzeiros, o estado fortalece sua posição como um local acolhedor e confiável para visitantes, contribuindo para o desenvolvimento do turismo regional.