Projetos e demandas da segurança pública são tema de encontro com prefeitos do Norte Pioneiro 27/01/2022 - 18:27

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORP) e da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (AMUNOP) estiveram com o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, para uma reunião de trabalho no Centro Cultural de Cornélio Procópio nesta quinta-feira (27/01). As tratativas foram sobre a melhoria da estrutura das instituições vinculadas e a segurança pública da região.

As principais reivindicações locais foram a construção da sede do 18° Batalhão da PM e ampliação de outras atividades da PM na região, e a construção de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML).

"Nosso objetivo é ouvir os gestores dos municípios, promover uma integração. Nossa Secretaria desenvolve ações integradas e com planejamento. Por isso, precisamos do apoio de todos para que possamos alavancar projetos e atender as necessidades desta região tão importante para nosso estado. Tudo o que foi ouvido será estudado", disse o secretário.

O Presidente da AMUNOP e prefeito de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche, agradeceu a presença do Secretário Marinho e pontou a necessidade de debater a Segurança Pública com toda a sociedade. "São momentos como esse que mostram o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública, para resolver situações e promover ações importantes para nossa população ", afirmou.

O prefeito de Leópolis, Sandrinho, também destacou a importância do encontro. “Agradecemos ao Coronel Marinho por ter disponibilizado um tempo para ouvir nossas demandas. Esse encontro é importante para que possamos encontrar meios de sanar esses problemas", disse.

O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, destacou a dedicação do secretário Marinho ao percorrer o estado e verificar as demandas dos municípios.  "Raramente um secretário da Segurança Pública se dispõe a dialogar com a comunidade e com os gestores públicos de forma franca. O coronel Marinho trabalha de maneira diferenciada com relação às demandas", afirmou.

O secretário Marinho apresentou um panorama de obras que a Secretaria de Segurança está realizando no estado. A maior delas é a construção da Cadeia Pública de Londrina. Com 752 novas vagas, o local vai auxiliar o sistema penitenciário do Norte e Norte Pioneiro. As obras estão 98,1% concluídas.

Outra grande ação da Secretaria de Segurança é a construção de uma penitenciária de segurança média em Ribeirão do Pinhal, que está em tratativas internas e tem investimentos previstos do governo federal. O Paraná será o pioneiro e modelo para outros estados neste tipo de penitenciária. Na região também há previsão para reformas de unidades existentes e estudos para projetos futuros.

PRUMOS - O secretário destacou que a valorização aos profissionais da Seguranca pública é um dos principais objetivos da Pasta. Isso está sendo feito, segundo ele, com a melhoria dos locais de trabalho com construções e reformas de unidades e também com criação de programas que melhorem a qualidade de vida, como o Programa de Atenção Psicossocial - Prumos e o Auxílio-Alimentação.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o Secretário da Segurança Pública do Paraná, Coronel Romulo Marinho Soares; o coordenador do Núcleo de Engenharia, da Sesp, Coronel Ivan Ricardo Fernandes; a coordenadora do Programa Prumos, Patrícia Mânica; o Prefeito de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche; o Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli; o Delegado Chefe da 11ª SDP - 21ª AISP, João Manoel Garcia Alonso Filho; o Comandante do 2º BPM, Major Marcio Jaquetti; o Comandante do 3º SGB, Tenente Luciano Camilo; o Subcomandante do 3ºSGB, Adriano Amaral; o Subcomandante do 18ºBPM, Major Helder de Lima Dantas Junior; o Comandante da 2ª Companhia do 18ºBPM, Tenente Rercciere Locatelli Stockchneider; representando o Comandante da 2ªCIA/BPRv, o Tenente Renato Augusto Dias; representando o Comandante da PRV, o Sargento Aparecido Luiz da Silva; o Coordenador da Casa Civil, Frederico Alves; o Coordenador Regional da Casa Civil, Juarez Leal; o Coordenador Administrativo do MPPR, Erinton Cristiano Dalmaso; o Chefe de Gabinete do CONSEG, Djalma Filho; o Promotor de Justiça do Paraná José Paulo Montesino; e Leila Martins Bruniera, integrante da SEJUF, demais prefeitos que compõem a AMUNORP, vice prefeitos e convidados.