Projeto de conscientização contra uso de drogas é realizado na Cadeia Pública de Medianeira 11/10/2023 - 16:31

A Cadeia Pública de Medianeira, no oeste do Estado, tem desenvolvido um projeto de prevenção à dependência química em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O projeto intitulado “Eu vejo você, não a droga”, tem como objetivo conscientizar e informar sobre a problemática do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, e tem como foco atender as pessoas privadas de liberdade (PPL) com histórico de tipos penais relacionados ao uso de substâncias psicoativas e violência doméstica. A faixa etária das PPLs atendidas foi selecionada entre 23 e 58 anos.

Esse é o terceiro encontro do Projeto que começou no último dia 27 de setembro e segue até dia 01 de novembro. A proposta é feita através de ciclos de encontros, onde são abordados assuntos sobre a dependência química. São ciclos de seis encontros no total e cada encontro é presidido por um profissional diferente, além de voluntários. A ideia é que além da conscientização dos problemas de saúde causados pela drogadição e alcoolismo, sejam abordadas também as consequências jurídicas, sociais, materiais e familiares. A ação conta com profissionais das áreas de Medicina, Psicologia, Enfermagem, Assistência Social e Direito, além de voluntários devidamente selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde de Medianeira e pela Polícia Penal do Paraná (PPPR).

Os encontros são realizados sempre às quartas-feiras e tem a duração aproximada de uma hora e trinta minutos. Cada encontro conta com a participação de 10 PPLs e, ao final de cada ciclo, a equipe multidisciplinar se reúne para discussão acerca das tratativas a serem realizadas com os participantes, bem como para a definição dos próximos ciclos.

“É importante destacar que o trabalho do policial penal atualmente não está restrito somente a custódia da pessoa privada de liberdade, mas também a todo o trabalho de tratamento penal e de reinserção social destes indivíduos. Se analisarmos os números em âmbito nacional, percebemos que as questões relacionadas ao tráfico ilícito de drogas e dependência química têm trazido de fato muitas pessoas para dentro do sistema prisional. É uma questão de saúde pública que merece um olhar atencioso. Este projeto é muito importante pois atende uma situação alarmante e que acaba tendo um reflexo muito importante dentro do sistema penal”, destaca o diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini.

Segundo o Gestor da Cadeia Pública de Medianeira, o policial penal Carlos Rogério de Oliveira: “A importância da prevenção e do combate ao uso de substâncias psicoativas é uma preocupação da Polícia Penal. Sabemos que muitas das situações de segurança pública que acometem a sociedade têm em sua gênese o uso de drogas ou álcool, por isso o projeto desenvolvido com a secretaria de saúde é tão relevante”.

A iniciativa do Projeto surge de uma conversa entre o gestor da Unidade Penal e a Promotoria de Justiça da Comarca de Medianeira, onde significativa parcela das PPLs alojadas da Cadeia Pública de Medianeira tem histórico do uso de tais substâncias. A necessidade de intervenção com um projeto social demonstra o compromisso da Polícia Penal em promover o tratamento penal conforme o que a Lei de Execuções Penais determina. O projeto conta com o apoio do Poder Judiciário de Medianeira.