Projeto de atenção à saúde da mulher é realizado na Cadeia Pública Feminina de Londrina 24/01/2024 - 11:40

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) iniciou na última terça-feira (23) na Cadeia Pública Feminina de Londrina, a primeira edição do “Projeto Saúde Para Elas”, que aborda temas ligados à saúde das mulheres. O programa tem como objetivo trazer conhecimento, tirar dúvidas, eliminar alguns tabus e orientar as mulheres privadas de liberdade com palestras, panfletos explicativos e atividades sobre o assunto.

O diretor em exercício da Regional Administrativa da PPPR em Londrina, Lincoln Costa, enfatiza a importância do projeto. “Esta iniciativa visa não só o melhoramento pessoal, mas também a saúde de todas as mulheres, sendo este momento uma excelente oportunidade para repassar importantes instruções que certamente trarão grandes benefícios às custodiadas”, explica.

A diretora da Cadeia Pública Feminina, Soraya Ursi, analisa as consequências da ação para as mulheres. “O projeto vem como uma forma de prevenção, para entender e saber como se cuidar de forma efetiva, gerando um ciclo de bem-estar e de melhora da autoestima”, comenta.

O primeiro ciclo de orientações é coordenado pela odontologista Kátia Cabral e aborda um tema comum e de muitas dúvidas: os furúnculos. “Foi observado o crescimento de algumas enfermidades aqui na unidade, o que deixou evidente a importância de palestras e estudos para as mulheres privadas de liberdade", aponta.

A enfermeira Ingrid Franciline da Silva, que realizou a primeira palestra deste projeto, fez uma série de orientações às mulheres quanto às formas de contaminação, a higiene necessária para prevenção e ao tratamento. “A importância da prevenção e cuidados com a saúde é essencial para uma melhor qualidade de vida e poderá fazer diferença para uma vida mais saudável”, explica Ingrid.

Além da orientação entre as privadas de liberdade da Unidade, um material explicativo sobre cada tema deverá ser entregue aos familiares nos dias de visita. A cada mês um novo tema será abordado, com a presença de um profissional de saúde convidado.

 

GALERIA DE IMAGENS