Projeto BPTran nas Escolas ensina crianças a serem cidadãos mais conscientes no trânsito 05/01/2024 - 12:34

O BPTran tem realizado desde março de 2023 o projeto BPTran nas Escolas, que leva às salas de aula do ensino fundamental, de Curitiba e região metropolitana, regras de circulação com o objetivo de formar futuros condutores conscientes e cidadãos responsáveis. 

Ao longo do último ano, o projeto alcançou 36 escolas e impactou a vida de 2.306 crianças, proporcionando uma educação abrangente sobre como se comportar como pedestres, passageiros e, futuramente, como condutores. O programa visa construir uma base sólida de conhecimento desde a infância, promovendo uma cultura de respeito e responsabilidade no trânsito.

Durante os encontros, os policiais militares utilizam abordagens interativas, como jogos educativos e simulações práticas, para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Questões como segurança, respeito às sinalizações e a importância da cooperação entre pedestres e condutores são abordados nas conversas. Além disso, as crianças também recebem a visita do mascote BOBTran para iniciar as atividades.

O sucesso do projeto pode ser medido pela mudança gradual de comportamento observada nas comunidades participantes. Pais relatam que as crianças passaram a cobrar atitudes responsáveis deles no trânsito e professores passaram a trabalhar o tema educação no trânsito de forma mais intensa com os alunos.

Com o ano letivo de 2024 prestes a começar, o projeto BPTran nas Escolas está se preparando para expandir sua atuação e atender um número ainda maior de instituições de ensino. A iniciativa investe no futuro dos condutores e contribui para a construção de uma sociedade mais segura e respeitosa no trânsito.

 

GALERIA DE IMAGENS