Policiais penais recebem treinamento de primeiros socorros do SAMU 13/11/2023 - 09:00

Vinte e dois servidores da Polícia Penal do Paraná (PPPR) que atuam em unidades de Foz do Iguaçu participaram nesta semana do curso de Suporte Básico de Vida (SBV), ministrado por enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Eles foram capacitados a identificar situações de emergência e realizar primeiros socorros em unidades prisionais.

Os alunos puderam ter contato com temas como acionamento do serviço de apoio, segurança de cena e avaliação primária de vítima de trauma ou de mal súbito, manobras de ressuscitação cardíaca e pulmonar, utilização de desfibrilador.

O coordenador da regional administrativa da PPPR de Foz do Iguaçu, Cassio Rodrigo Pompeo, destaca que a iniciativa é importante dentro do sistema prisional porque, além de trazer a qualificação ao servidor, é imprescindível para a prevenção da emergência cardiológica, que ocorre em sua maioria em ambiente de trabalho. "Além disso, o conhecimento pode ser estendido ao cotidiano, nas mais variadas circunstâncias", afirma. 

O diretor da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEF), Diego Rodrigues Dias, disse que dentro do trabalho penitenciário existe a necessidade de capacitação nas mais diversas situações. “Uma das situações que o policial penal enfrenta é a necessidade de um primeiro atendimento em casos de emergência de saúde, seja ele um custodiado, um colega de trabalho ou outras pessoas que frequentam as unidades, até que o atendimento especializado chegue ao local. A ideia de ofertar o curso surgiu diante dessa demanda de aperfeiçoamento”.

Marcelo Lima de Leite, enfermeiro instrutor do curso, conta que foi possível estabelecer uma parceria significativa para promover a saúde no sistema, garantindo atendimento precoce em situações de urgência. 

“Os atendimentos primários previnem sofrimento, sequelas ou morte. Vivenciei uma experiência enriquecedora conhecendo a realidade de um serviço fundamental para a sociedade. Explorando a realidade de vários policiais penais, compreendi sua experiência em situações emergenciais, os protocolos de acionamento dos serviços de urgência e emergência, bem como a estratégia para lidar com pacientes”, disse.

Leite ainda ressalta que conheceu um pouco sobre o trabalho de tratamento penal e segurança na unidade. “A estrutura de treinamento, com um auditório bem equipado, e a presença de dispositivos de saúde na instituição, incluindo um aparelho de desfibrilador automático, destacam a importância que a instituição dá ao cuidado com os reclusos”, afirmou Lima.

GALERIA DE IMAGENS