Policiais paranaenses palestram na Semana de Segurança Cidadã e Justiça em Salvador 04/10/2023 - 16:05

Dois policiais militares do Paraná foram convidados a palestrar na 13ª Semana de Segurança Cidadã e Justiça promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro, que ocorreu em Salvador (BA) entre os dias 25 e 29 de setembro, é o maior evento regional dedicado a questões de segurança e justiça na América Latina e no Caribe e reúne representantes de diversos países.

O objetivo da Semana de Segurança Cidadã e Justiça é oferecer uma plataforma de diálogo e intercâmbio de experiências e boas práticas implementadas no setor de segurança e justiça aos formuladores de políticas públicas em segurança cidadã e justiça, especialistas, acadêmicos e sociedade civil em geral.

A segurança pública do Paraná foi representada pelo chefe do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), major Cláudio Todisco, e pela comandante da 1ª companhia do 12° Batalhão de Polícia Militar, capitão Carolina Pauleto Ferraz Zancan.

Eles foram convidados a compartilhar suas experiências e conhecimentos técnicos especializados na sessão “Inovações para melhorar a governança e a legitimidade da segurança cidadã”, na qual apresentaram uma palestra sobre o uso de dados e evidências para orientar o policiamento urbano e o policiamento em focos de violência em Curitiba.

“Recentemente realizamos um Experimento Randomizado Controlado no município de Curitiba e pudemos testar as melhores práticas de policiamento para depois verificar se a metodologia apresentou resultados. Dentro do desenho de aplicação realizada, utilizando áreas de controle e tratamento, verificamos a redução de roubos nos locais que tiveram aplicação do “policiamento em pontos quentes” na cidade. Esses resultados foram compartilhados no painel, visto que é o primeiro estudo de aplicação de policiamento com por meio de um experimento científico. Também pudemos levar nossas experiências e visões sobre o projeto”, afirmou o chefe do Cape.

SEGURANÇA CIDADÃ - O encontro ocorre anualmente desde 2008. A cada ano, um país americano é escolhido como sede. Neste ano, com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia, a 13ª edição ocorreu em Brasília e em Salvador.

A ideia do encontro é possibilitar que líderes compartilhem conhecimentos de ponta a partir de experiências na América Latina e no Caribe e fora da região, a fim de aumentar a segurança em suas regiões. Além disso, a programação oferece a oportunidade de aprofundar o que foi debatido por meio de visitas de campo a iniciativas inovadoras de segurança cidadã.

 

GALERIA DE IMAGENS