Policiais militares são homenageados durante solenidade em comemoração aos 52 anos do 13º Batalhão em Curitiba 21/10/2020 - 18:50

Policiais militares foram homenageados durante uma solenidade em comemoração aos 52 anos do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM). O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (21/10) na sede do Batalhão, no bairro Novo Mundo em Curitiba, Capital do estado, e foi marcado por homenagens aos militares estaduais com a entrega das medalhas Policial Militar de Ouro, Prata e Bronze, e da medalha Heróis da Radiopatrulha.

Para o Secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, homenagear aqueles que se esforçam dia e noite para proteger a sociedade é muito importante. “É uma tradição militar, quando há o aniversário, paramos naquele dia, para trazer as famílias, para entregar medalhas, então a gente torna o aquele dia um momento prazeroso, agradável”, disse.

Durante o discurso, o secretário falou sobre a possibilidade de investimentos futuros para a reestruturação da unidade, além de melhorias para a carreira de praças da Polícia Militar. “Quero parabenizar esta unidade pelos seus 52 anos, pois o 13º Batalhão é modelo para toda a Corporação. É uma honra poder participar desse momento”, complementou o coronel Marinho.

“É um orgulho muito grande fazer uma homenagem em uma singela solenidade em uma unidade tão importante quanto o 13º Batalhão, que tem muita história e abrange uma área imprescindível da Capital. Entregar as medalhas a esses policiais é mostrar que nos importamos com eles, que são os verdadeiros heróis da nossa”, disse o Chefe do Estado-Maior, coronel Vanderley Rothenburg, que representou o Comandante-Geral da PM.

De acordo com o Comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, o 13º Batalhão é referência no Radiopatrulhamento. “Esta unidade continua atuando de forma intensa contra o crime, nas situações de perturbação de sossego, nos casos de violência doméstica, são números que vem reduzindo bastante, mas que na pandemia aumentaram no Brasil todo, então o batalhão, os praças e oficiais estão de parabéns”, disse.

“Hoje é uma data de muita alegria, e nós queremos demonstrar para toda a sociedade que amamos o que fazemos e que estamos muito orgulhosos com o apoio que estamos recebendo da população”, disse o Comandante do batalhão, tenente-coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção.

MEDALHAS – Durante o evento, policiais militares e pessoas civis que atuam na unidade e fizeram importantes atividades em prol dela, foram homenageados com a “Medalha Heróis da Radiopatrulha”. Durante a solenidade também foi entregue a “Medalha Policial Militar”, que é entregue aos militares de acordo com o período de serviço no 13º BPM, e são três os tipos: ouro (30 anos), prata (20 anos) e bronze (10 anos).

Uma das agraciadas foi a chefe da Agência Local de Inteligência do 13º BPM, capitão Danielle Rinaldi Valadares, que recebeu a medalha de prata (20 anos de serviço) e Medalha Heróis da Radiopatrulha. “Me sinto muito valorizada e lisonjeada por ter recebido tanto a medalha de 20 anos de serviço, que é um marco na carreira de grande parte dos policiais, e especialmente a medalha Radiopatrulha do 13º Batalhão, que também é um reconhecimento por toda a atividade que a gente vem desenvolvendo aqui”, disse.

Outro que foi agraciado com a Medalha Heróis da Radiopatrulha foi o sargento José Augusto Bolzan, que desde 1999 trabalha na unidade. “Para mim receber a medalha é uma honra, porque não só eu, mas outros policiais militares que trabalham aqui, seja no serviço administrativo ou não, já desempenharam função pela Radiopatrulha, e é uma alegria continuar a trabalhar neste tipo de policiamento”, disse.

HISTÓRICO – Destaque em atuações e operações realizadas na região sul de Curitiba, o batalhão aniversariante é responsável pela origem e pela primeira equipe de Radiopatrulhamento da Polícia Militar, em 1968, modalidade de policiamento que se expandiu em todo o Estado do Paraná. Somente em 1976 o local ficou conhecido por 13º Batalhão de Polícia Militar. Hoje, a unidade atende 13 bairros da região Sul da cidade, com uma população estimada em 450 mil habitantes.

PRESENÇAS - Estiveram no evento o Secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares; o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Vanderley Rothenburg; o Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Ronaldo de Abreu; o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Diretor de Pessoal da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres; o Presidente da Associação da Vila Militar (AVM), coronel Washington Alves da Rosa; o Comandante do 13º Batalhão, tenente-coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, além de oficiais, praças e convidados.