Polícia Penal recebe menção honrosa na ALEP por aplicação de tecnologias e inovação na Segurança Pública 08/11/2023 - 15:47

Em audiência pública realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) nesta terça-feira (7), a Polícia Penal do Paraná (PPPR) recebeu menção honrosa por aplicação de tecnologias e inovação na área de segurança pública. O encontro que concedeu estes votos de congratulações para a PPPR foi proposto pelo deputado Batatinha (MDB), líder do Bloco Parlamentar Temático Digital e da Inovação, apoiado pelos deputados Do Carmo, Denian Couto, Douglas Fabrício e Samuel Dantas, tratou sobre ações em andamento e as perspectivas de implementação de tecnologias de ponta para aprimorar a segurança pública paranaense.

O chefe da Divisão de Operações de Segurança da Polícia Penal do Paraná, Sidnei de Souza Geraldino, esteve presente no evento representando o diretor-geral da PPPR, Reginaldo Peixoto. Ele destaca três importantes ferramentas tecnológicas utilizadas atualmente pelo departamento dentro sistema penitenciário: os equipamentos de escaneamento corporal (Body Scan), os drones e os circuitos fechados de televisão para monitoramento dos ambientes prisionais. “Cada força de segurança dispõe e necessita de algum tipo de tecnologia para sua atuação. A Polícia Penal possui três pilares fundamentais e consolidados relacionadas à tecnologia, que são os equipamentos de escaneamento corporal presentes nas unidades prisionais, que visam a eficácia na revista corporal, a prevenção da entrada de produtos e substâncias ilícitas no sistema prisional, realizando a apreensão imediata de tais materiais identificados pelo equipamento. Também temos os drones, as aeronaves remotamente pilotadas provenientes de investimentos de grande monta, os quais possuem câmeras de visão termal, boa autonomia de voo, entre outros dispositivos que vêm a suprir uma demanda de segurança muito importante em não expor o policial penal durante as rondas e facilitar na realização de buscas. A terceira tecnologia muito presente dentro do sistema penitenciário é o Circuito Fechado de Televisão (CFTV), um sistema para monitoramento das rotinas de segurança e que passa por constantes modificações e melhorias. Existem outros projetos futuros, como a muralha virtual que se encontra em processo de estudos e projeção. Este sistema visa fazer monitorar todo o perímetro os complexos prisionais de forma digital, vindo a somar no que se refere a inovação e uso de tecnologias”, explica.

“Queremos discutir sobre tecnologia na Segurança Pública, para utilizar essa ferramenta em benefício de todos os paranaenses e no combate ao crime organizado. A inovação é uma preocupação do estado, tanto que foi criada a Secretaria de Inovação Tecnológica. Tudo o que apurarmos aqui vamos encaminhar para nosso secretário Marcelo Rangel com a possibilidade de se tornar uma política pública e quem sabe até uma lei estadual para utilizar a tecnologia na segurança pública”, afirmou o deputado Batatinha.

Para o diretor-geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública, coronel Adilson Lucas Prusse, é necessário que todos os órgãos de segurança mantenham-se atualizados no que diz respeito ao avanço tecnológico. “Importante atualizar a Segurança Pública, porque é preciso usar a inteligência e as ferramentas de tecnologia para atuar junto ao cidadão e no combate à criminalidade. Os profissionais de segurança pública não podem ficar alijados neste momento de avanço tecnológico vivido mundialmente. A Secretaria de Estado de Segurança Pública está inovando, buscando parcerias para fazer com que o profissional de Segurança Pública esteja atualizado”, destaca.

Durante a audiência, especialistas em área de atuação das forças de segurança ministraram palestras sobre sistemas, ações e tecnologia.

Presenças – Diretor-geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná, Coronel Adilson Lucas Prusse, representando o Secretário de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior; diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Sr. Luiz Rodrigo Grochock; chefe da Divisão de Operações de Segurança da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Sr. Sidnei de Souza Geraldino, representando o diretor-geral da PPPR, Reginaldo Peixoto; deputado Anibelli Neto; deputado Denian Couto; deputado Do Carmo; deputado Douglas Fabrício; deputado Samuel Dantas; deputado Thiago Buhrer; gerente técnico da Diretoria de Desenvolvimento de Tecnologia e Qualidade (DDTO) da Polícia Militar, Major Eduil Nascimento Júnior; perito e diretor da Academia de Ciências Forenses, Alexandre de Lara; delegado e chefe da Coordenação de Informática da Polícia Civil, Leandro Stable; coordenador de Gestão e Tecnologia do Detran-PR, Giovani Ferreira e o Major Fabrício, do Corpo de Bombeiros.

GALERIA DE IMAGENS