Polícia Penal realiza evento de conscientização em alusão ao Novembro Azul na região de Cascavel 23/11/2023 - 16:33

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio de sua Regional Administrativa em Cascavel, no Oeste do estado, realizou na noite desta quarta-feira (22) um evento em alusão a campanha Novembro Azul, o ‘Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata’, que tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer. O evento ocorreu no Salão Verde da Sociedade Rural de Cascavel e reuniu servidores efetivos e terceirizados da PPPR, que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a doença, seus sintomas, diagnóstico e informações importantes.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estima-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.

O coordenador regional da PPPR em Cascavel, Thiago Correia, esteve presente e, durante as boas-vindas, enfatizou a importância da participação dos servidores. “A Polícia Penal se preocupa com a saúde dos policiais, de seus servidores como um todo. Estamos reunidos hoje para debater este assunto, que é pouco discutido dentro da polícia. Este evento é um alerta aos nossos policiais para que cuidem de si, evitando sofrer como outras pessoas que já passaram pelo câncer de próstata”, disse.

O assunto foi explicado de forma dinâmica pelo médico radiooncologista Marcelo Frade. Além de dados importantes sobre a doença, ele respondeu a perguntas relacionadas ao tema. “Há um certo constrangimento quando se trata do câncer de próstata e suas formas de prevenção. A questão cultural interfere muito e resulta em diagnósticos tardios, piorando o prognóstico da doença. Quanto mais cedo interviermos, maior a chance de cura para o paciente”, afirmou.

Durante o evento, o policial penal Anderson Pontes fez um alerta aos colegas de trabalho. Ele foi diagnosticado com a doença, que age silenciosamente no organismo. “Sempre pratiquei esportes e sentia algumas dores e incômodos, mas tomava remédios e seguia adiante. Nunca procurei ajuda até que a dor se tornou intensa. Comecei a apresentar sintomas que desconhecia até então. Urinava frequentemente à noite e, mesmo após, sentia a sensação de bexiga cheia. Decidi consultar um médico e descobri que o câncer já estava em estágio avançado. Passei por cirurgia e hoje faço bloqueio hormonal, uma quimioterapia menos agressiva, escolha que fiz pela vida”, concluiu.

O evento também contou com sorteio de vários brindes e foi encerrado com um jantar.

Diagnóstico do câncer de próstata – Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.

Como se proteger do câncer de próstata? - Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. No entanto, destacamos a importância de adotar diversos hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.

Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar uma investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico.