Polícia Penal promove evento para falar sobre saúde mental com os servidores 04/09/2023 - 18:24

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) abriu nesta segunda-feira (4) uma campanha interna de diálogo com os servidores sobre saúde mental, dentro das ações do Setembro Amarelo. O evento inaugural foi na sede administrativa da PPPR, em Curitiba, e buscou estimular reflexões e ampliar o entendimento sobre o tema, abordando métodos de compreensão, conscientização e sensibilização. As ações fazem parte do Programa de Atenção à Saúde do Servidor Penitenciário (PASSP).

“A Polícia Penal tem intensificado as ações de diálogo sobre saúde mental. Temos o objetivo de intensificar o programa de assistência ao servidor", destacou Diego Piotrowski Machado, chefe de gabinete do Departamento de Polícia Penal do Paraná.

O coordenador do PASSP e policial penal Arnaldo Gomes Barbosa, que atua no sistema prisional há 32 anos, fez uma das palestras do dia. Ele abordou pontos do programa e sua atuação permanente no sistema penitenciário. O PASSP também criou uma cartilha, "Seja a Ajuda Que o Outro Precisa", que ensina como um servidor pode auxiliar as pessoas a superarem o sofrimento mental.

O evento contou com uma palestra ministrada pelo psicólogo e policial científico Eduardo Rodrigues Cabrera, que abordou os sinais e sintomas relacionados ao tema. Ele também disse que é importante perceber diariamente o comportamento dos servidores a fim de buscar o diálogo sobre assuntos sensíveis. Ele lembrou que há uma rede apoio à saúde mental, integrada por Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e também nos Centros de Atenção Psicossocial (CAP).

A Secretaria de Segurança Pública também desenvolve o Programa Prumos, que atua na qualidade de vida e atendimento em saúde mental dos servidores nesta área, com atendimento e acompanhamento sociológico e psicossocial. Ele oferece suporte à saúde mental dos servidores e familiares, os quais estão expostos a situações de violência, estresse e pressão e, por isso, precisam de acompanhamento adequado para o pleno desenvolvimento de suas atividades.

CASCAVEL -  Servidores administrativos, terceirizados e operacionais da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro Unidade de Progressão (PIMP UP), de Cascavel, participaram nesta semana de uma atividade preventiva que debateu o tema saúde mental. A palestra, em alusão ao Setembro Amarelo, aconteceu na sala de reuniões da unidade e foi ministrada pela psicóloga Eneida Florisbela, que atua no Programa Prumos - um serviço voltado aos servidores da segurança pública e seus dependentes de atendimentos psicológicos e sociais.

“Esta campanha vista atingir a todos os nossos profissionais, seja o policial penal ou nossos servidores administrativos, e também é voltada ao público encarcerado para haja essa conscientização com a saúde mental neste período alusivo. Este é mais um foco de atenção que é levado para todo o sistema penal, pois o policial trabalha em um ambiente considerado de elevado stress e os custodiados por estarem em local de confinamento”, diz o diretor adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini.

O coordenador regional da Polícia Penal do Paraná (PPPR), em Cascavel, Thiago Correia, explica a importância de ações voltadas a saúde mental dos servidores.

“Nós sabemos que as funções desempenhadas dentro do sistema prisional, são atividades que demandam um grande esforço psicológico e psíquico do ser humano, por isso, necessitamos de capacitação, não só instrumentos tecnológicos, mas também de orientações psicológicas”, afirmou.

Além das discussões voltadas à prevenção de suicídio e orientações sobre a saúde mental, a psicóloga também abordou o tema: relacionamento interpessoal no trabalho.

“A saúde mental é de suma importância pois é ela que mantém as pessoas em um equilíbrio que vai refletir em todas as áreas da vida. A saúde mental deve ser tratada como prevenção”, afirmou.

Para o diretor da PIMP UP, Álvaro Marcelo Alegrette, a palestra possibilita um conhecimento de extrema importância e que pode fazer a diferença não só para cada servidor como também no trabalho em grupo.

“É interessante que as pessoas tenham conhecimento que as relações interpessoais são importantíssimas para o desempenho de suas atividades bem como são através destas relações que você consegue identificar e prevenir possíveis casos de tentativa de suicídio”, disse.

Servidora de carreira da área administrativa na Polícia Penal, Alzira de Fátima Alberton Pego, conta a importância da palestra aos servidores.

“Ações assim divulgam um serviço que existe e que muitas vezes as pessoas não sabem a finalidade, o ponto mais interessante é essa orientação em oferecer ao colega que muitas vezes não sabe do serviço mas necessita”, finalizou.

PRUMOS - Em Cascavel o Programa Prumos possui um Centro de Atendimento Psicossocial (CAP) com dois psicólogos e dois assistentes sociais. O serviço pertence a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) e é voltado aos servidores que atuam na área da segurança pública e seus dependentes.

O CAP de Cascavel está localizado na Rua Vicente Machado, 897, sala 04, no Centro da cidade. O telefone para agendamento de consultas é (45) 3222-0994.