Polícia Penal promove curso de brigadista de incêndio penitenciário para servidores em Londrina 02/08/2023 - 10:56

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) promoveu na última semana de julho, um curso de capacitação com instruções de brigadista de incêndio penitenciário para 120 servidores, sendo eles do Departamento de Polícia Penal e da Prefeitura Municipal de Londrina. A formação constante de novos brigadistas, visa garantir a segurança dos servidores do estado, da população carcerária e do patrimônio público, além de cumprir os requisitos legais estabelecidos.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, contou que todas as unidades prisionais do estado possuem brigadistas de incêndio, garantindo a segurança e o cumprimento legal da instituição.“Todos os nossos policiais têm noções básicas de combate a incêndio, isso é algo que conta bastante, caso ocorram eventuais acidentes com fogo nas unidades penais”, disse.

O policial penal e instrutor do curso, Alessandro Cidade explicou que as unidades penais são anualmente vistoriadas pelos bombeiros para concessão de alvará: “A ausência de brigadistas pode resultar na não aprovação das vistorias, ou pior, na cassação do alvará das unidades. Por isso é de grande importância esse curso de capacitação”, destacou.

O treinamento contou com a participação de 120 servidores, que foram divididos em quatro turmas, com 24 horas de carga horária.

Para o chefe de cadeias públicas da região de Cornélio Procópio, Wendel Stutz, a qualidade e a importância do curso vai além do ambiente prisional.

“Poucos dias após eu ter participado do curso de brigadista do ano de 2020, e ter aprendido a ‘Manobra de Heimlich’, minha esposa se engasgou durante um jantar, e foi com o uso da técnica bem aplicada que salvei a vida dela”.

Durante o curso, que tem duração de um dia, os alunos fizeram uma visita técnica ao Batalhão do Corpo de Bombeiros de Cambé, onde tiveram instruções de primeiros socorros. Além disso, foi realizada uma simulação de incêndio na Penitenciária Estadual de Londrina III, para que os alunos entrassem em contato direto com o fogo, com aulas práticas de procedimentos seguros, para uso dos equipamentos contra incêndio.

“A parceria estabelecida com a Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal permitiu que os servidores da prefeitura tivessem a oportunidade de aprenderem um pouco mais sobre a prevenção ao combate a incêndios, bem como informações de  primeiros socorros. Além disso é de suma importância os bons préstimos e parceria mútua entre os diferentes setores públicos”, disse o coordenador regional da Polícia Penal de Londrina, Reginaldo Peixoto.