Polícia Penal promove ações solidárias e de conscientização em alusão ao Outubro Rosa 23/10/2023 - 17:19

A Polícia Penal do Paraná realizou neste mês ações de conscientização quanto ao câncer de mama e também de colo de útero dentro da campanha Outubro Rosa. As ações têm como objetivo divulgar informações sobre o câncer e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Na tarde de sexta-feira (20) foi realizado um evento alusivo ao Outubro Rosa destinado às servidoras da Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP), localizada no Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

O dia 19 de outubro é considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, que é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, cuja taxa de mortalidade no país foi de 11,71 óbitos a cada 100 mil mulheres no ano de 2.021. No ano passado quase 18 mil mulheres morreram da doença. Para 2023, foram estimados 73,6 mil casos novos no Brasil de câncer de mama, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

“É uma campanha já consolidada e que demonstra a preocupação com a saúde das mulheres. Apesar do mês de outubro ser um marco desta campanha, a ideia da Polícia Penal é valorizar a saúde da mulher durante o todo decorrer do ano com ações de conscientização às nossas servidoras”, afirma o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto.

Além dos servidores da PCE-UP e do Complexo Penitenciário, o evento contou com a participação de estudantes de enfermagem, que levaram temas relevantes sobre os cuidados com saúde da mulher, alertando sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo de útero. “As orientações prestadas durante as palestras foram de grande importância para o cuidado das mulheres que, por vezes, se desdobram em várias atividades profissionais e familiares, dando atenção a todos e acabam se descuidando da própria saúde”, disse o diretor da PCE-UP, Marcelo Adriano da Cunha.

Em Foz do Iguaçu - Uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a 9ª Regional de Saúde promoveu na terça-feira (17) um ciclo de palestras acerca da prevenção e tratamento do câncer e também sobre a saúde da mulher de modo geral.

O evento foi destinado a todas as servidoras da regional administrativa de Foz do Iguaçu, como policiais penais, agentes profissionais, Professoras, Monitoras de Ressocialização Prisional, Assistentes e Técnicas Administrativas, Estagiárias e residentes das mais variadas áreas. A palestra foi apresentada pelas profissionais de saúde, a Enfermeira Bárbara Dornelles e a Psicóloga Alessandra Gromowski, acompanhadas das residentes técnicas da 9a Regional de Saúde, e além das informações, dados e orientações, apresentou às mulheres da polícia penal os cuidados relativos ao autoexame das mamas, os protocolos clínicos a serem seguidos, a sintomatologia da doença, os locais de tratamento, e a importância do autocuidado.

O evento foi aberto pelo Coordenador Regional de Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, que frisa a importância do cuidado com a saúde das servidoras:

“É uma preocupação da Polícia Penal o bem estar das profissionais que todos os dias desempenham suas atividades em prol da sociedade. Para além das atividades profissionais, cada mulher é também uma esposa, uma filha e uma mãe para alguém. A informação e a orientação podem ser decisivas para o sucesso do tratamento, e a cura da doença”.

A Polícia Penal do Paraná desenvolve em todas as regionais do Estado ações em alusão ao Outubro Rosa. Há uma constante preocupação com a saúde das profissionais e a orientação acerca do diagnóstico e tratamento precoces são a principal garantia de sucesso no tratamento, com prognósticos de cura superiores a 90% dos casos.

Campanha de arrecadação de leite - Também em alusão ao Outubro Rosa, a Polícia Penal do Paraná (PPPR) realizou uma campanha entre os dias 16 de setembro e 16 de outubro com o objetivo de arrecadar doações de caixas de leite para serem destinadas a pacientes do setor de oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado.

As doações foram feitas por servidores da Polícia Penal das Unidades do Complexo de Foz do Iguaçu. Participaram da campanha: policiais penais, agentes de execução, agentes profissionais e monitores de ressocialização prisional. No total, a regional administrativa da PPPR em Foz do Iguaçu arrecadou 412 litros de leite.

“A Polícia Penal é sensível à luta das pessoas que estão em tratamento contra essa doença tão terrível. O ato dos policiais penais em promover e participar da campanha demonstra compromisso e respeito com a vida e a dignidade das pessoas”, afirma o coordenador regional da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo.