Polícia Penal promove a 1ª Corrida e Caminhada das Mulheres da Segurança Pública de Guarapuava 23/10/2023 - 17:28

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio da sua regional administrativa de Guarapuava, região central do Estado, organizou a “1ª Corrida e Caminhada das Mulheres da Segurança Pública de Guarapuava”, no domingo (22). O evento, que teve início em frente à sede da Polícia Penal e reuniu 140 participantes, foi organizado com o apoio de outras forças de segurança e da Prefeitura Municipal. 

A ação teve o objetivo de promover a atividade esportiva e prestar homenagem às mulheres que desempenham papéis fundamentais na área da segurança pública. Além disso, o evento foi relacionado com a campanha Outubro Rosa, que intensifica a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Dentre os participantes, 130 eram para corrida, que teve percurso de 5 quilômetros. Os outros 10 participantes foram para a caminhada, com percurso de 1 quilômetro.  

“Neste mês de outubro, as diferentes regionais administrativas da PPPR estão realizando trabalhos em prol da mulher, tanto no aspecto das servidoras públicas quanto das mulheres em privação de liberdade. Ressaltamos a importância desta ação, pois esta atenção à mulher é vista sempre com bons olhos pelo Departamento, tendo em vista que a promoção de saúde, a integração e o momento de descontração, lazer e esporte, garante o engrandecimento de toda e qualquer instituição”, afirmou o diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini. 

A policial penal e uma das idealizadoras do evento, Luciana Belinski, enfatizou a importância da corrida para a promoção da saúde e conscientização sobre o autocuidado, especialmente em relação ao câncer de mama. 

“Agradeço as parcerias de todas as forças de segurança de nossa cidade e as secretarias municipais da Prefeitura. A corrida busca fazer com que a gente pense na nossa saúde, mas também possamos incentivar outras mulheres a se cuidarem, a promoverem a sua saúde, o autocuidado, principalmente em relação ao câncer de mama”, enfatizou.

“Eu estou muito feliz em poder participar de mais um evento como este. A corrida estava muito bem organizada, o tempo colaborou, o clima estava muito bom. Além disso, a corrida teve início pontualmente e haviam pontos de água no meio do percurso e, na chegada, os atletas receberam medalhas e frutas. Estes eventos servem como incentivo para as mulheres estarem praticando mais atividade física e entender sobre a importância do exercício físico para a saúde”, destacou a professora de Educação Física e primeira colocada na categoria feminina de corrida, Karla Varela.

Todo o dinheiro arrecadado pela corrida, que teve um custo de R$45,00 para a inscrição, foi revertido para confecção das camisetas, troféus para ganhadores nas categorias masculinos e feminino (troféus do 1º ao 5º nas duas categorias) e medalhas de participação. 

PARTICIPANTES - Participaram da organização do evento a Regional da Polícia Penal em Guarapuava; a Polícia Militar; a Polícia Civil; 26º Grupo de Artilharia e Campanha do Exército Brasileiro; a Polícia Rodoviária Federal; a Polícia Federal; o 12º Grupamento do Corpo de Bombeiros; a Polícia Rodoviária Estadual; a Polícia Ambiental, o Batalhão de Patrulha Escolar, além das secretarias municipais de Políticas Públicas para Mulheres; de Saúde; da Cultura; de Esportes e Recreação; de Turismo e Eventos. 

 

GALERIA DE IMAGENS