Polícia Penal leva alunos de enfermagem para atender apenados, em Piraquara 22/11/2023 - 18:30

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), em parceria com o Colégio Estadual Campos Sales, de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, promoveu nesta semana ações voltadas à saúde das pessoas privadas de liberdade (PPLs) custodiadas na Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP), localizada no Complexo Penitenciário de Piraquara, também na RMC. As atividades são alinhadas com a campanha Novembro Azul, sobre cuidados com a saúde do homem.

A parceria entre a PPPR e o Campos Sales possibilita um campo de estágio para 25 alunos do primeiro período do curso técnico em enfermagem. A iniciativa atende a disciplina de Introdução à Assistência em Enfermagem. Entre as atividades estiveram triagem e medidas preventivas e orientações referentes à saúde do homem, destinadas a todos os custodiados da unidade penal. 

O professor e enfermeiro Francisco Luiz Slomp disse que foi possível identificar casos de hipertensão e diabetes durante os atendimentos realizados na PCE-UP, o que demanda uma atenção especial a estes indivíduos. “Os alunos comunicam os primeiros ou principais agravos da saúde identificados nos custodiados através da entrevista e da aferição de sinais vitais. Pudemos identificar alguns casos destas doenças e realizar encaminhamento das pessoas para testes rápidos de hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis”, informou.

Todos os testes foram realizados dentro da unidade, sem necessidade de levar os apenados a uma unidade de saúde. Segundo Slomp, nenhum dos testes rápidos realizados nestes dois dias de evento diagnosticou doenças sexualmente transmissíveis ou hepatite.

“As ações promovidas neste evento, além de conscientizar quanto à importância e a necessidade dos cuidados com a saúde dos homens, também vêm ao encontro aos valores da Unidade de Progressão, com execução de pena humanizada, oportunizando às pessoas privadas de liberdade o efetivo acesso a medidas ressocializadoras e restaurativas”, destacou o diretor da PCE-UP, Marcelo Adriano da Cunha.

Para a agente de execução e técnica de enfermagem da PCE-UP, Andreza Keini Fonseca da Silva Camargo, ações como esta são necessárias para identificar necessidades individuais e coletivas dos custodiados. “A proposta do setor de saúde com o evento Novembro Azul buscou conhecer e acompanhar a saúde integral e propor um atendimento humanizado e individual”, disse. Segundo ela, a meta é alcançar a totalidade de PPLs para conhecer a demanda coletiva da unidade e realizar ações preventivas e corretivas.

GALERIA DE IMAGENS