Polícia Penal inaugura unidade prisional em Arapongas 15/12/2023 - 14:14

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) inaugurou a Casa de Custódia de Arapongas na tarde desta quinta-feira (14). A nova unidade prisional conta com 1.464 m² e tem capacidade para 136 vagas, distribuídas em 15 celas. O projeto teve um investimento de R$8,8 milhões do Governo do Estado para construção em terreno doado pela Prefeitura do município.

“Quanto mais proativa é a polícia, mais prisões e condenações temos e, com isso, a demanda do sistema prisional aumenta. Com essa reestruturação recente na segurança pública, a custódia de detentos passou a ser feita exclusivamente pela Polícia Penal, permitindo que a Polícia Civil tenha mais tempo para investigações e isso reflete no aumento da população carcerária. Investir em novas vagas é investir em estrutura para a segurança pública dar suporte a toda essa demanda”, comenta o secretário da segurança pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

Arapongas faz parte da regional administrativa da Polícia Penal em Londrina, que conta com aproximadamente 6.400 pessoas privadas de liberdade, a segunda maior população carcerária do Estado, estando atrás apenas da capital.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Reginaldo Peixoto, destaca a importância da nova unidade na segurança da cidade, que irá oferecer todo o suporte necessário para a Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar. “Devido à demolição da antiga unidade, todo esse trabalho das forças de segurança está sendo absorvido por outros municípios. A partir de agora temos essa unidade nova, segura e capaz de cumprir o propósito do nosso órgão ressocializador”, explica Peixoto.

“A nossa equipe vai contar com servidores efetivos e terceirizados, garantindo a segurança da unidade e a implantação do privado de liberdade em canteiros de trabalho e em atividades educacionais”, complementa a diretora da Casa de Custódia de Arapongas, Gabriella Mendonça.

Além de canteiros de trabalho, a unidade também conta com celas coletivas e individuais com pátio de sol separados e celas adaptadas para portadores de necessidades especiais.

“Desde que a Polícia Penal assumiu a gestão plena do sistema prisional, conseguimos visualizar o avanço do departamento e do próprio sistema, com mais segurança, tratamento penal digno, estruturas bem cuidadas e novos investimentos. Com a entrega dessa estrutura, iremos contribuir com a segurança do município e região e com a dignidade da pena dos que vierem a ser custodiados no local”, disse o diretor da PPPR em Londrina, Elcio Martins Basdão.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, ressalta que a luta por uma nova unidade prisional na cidade é de longa data: “Tivemos muitas dificuldades de investimento, então essa obra é um alívio para as autoridades do município. Parabéns às forças de segurança e ao Governo do Estado”.

NOVAS VAGAS-  Nos últimos três anos também foram inauguradas novas unidades penais em Campo Mourão, Piraquara, Londrina, Ponta Grossa, Guaíra e Foz do Iguaçu. A iniciativa permitiu a abertura de mais de seis mil vagas para pessoas privadas de liberdade.

Para os próximos anos, o Paraná tem a previsão de abertura de mais vagas. Estão em fase de obras as unidades penais de Ribeirão do Pinhal, Umuarama e Laranjeiras do Sul, que vão gerar juntas mais de 2300 vagas.