Polícia Penal expõe materiais produzidos com mão de obra prisional em feira industrial 18/08/2023 - 14:34

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) apresentou na 2ª edição da Feira de Tecnologias e Soluções para a Indústrias (Induspar), em Pinhais, diversos materiais produzidos com mão de obra de pessoas privadas de liberdade. No estande, produtos de indústrias metalúrgicas, calçadistas e têxteis, com o objetivo de divulgar como são feitas as parcerias entre o Departamento de Polícia Penal (Deppen) e empresas do setore privado.

A PPPR possui diferentes projetos que ofertam capacitação profissional e empregabilidade à população carcerária de todo o Estado, por meio de convênios com empresas privadas e públicas, visando auxiliar na ressocialização de detentos por meio do resgate da cidadania. Atualmente, são 383 convênios.

O diretor-geral da PPPR, Osvaldo Messias Machado, explica que esse método de parceria garante diferentes benefícios a todas as partes, gerando empregabilidade remunerada às pessoas privadas de liberdade, um efetivo tratamento penal adequado e a isenção de custos fiscais à empresa.

“Indústrias de grande, médio e pequeno porte estabelecem parcerias conosco. Para realizar essa contratação de mão de obra prisional, elas constroem um canteiro de trabalho dentro das unidades penitenciárias, com máquinas, ferramentas e todos os insumos necessários para a produção diária”, afirma. “Isso garante a segurança do ambiente e a empregabilidade do apenado sem que ele precise se deslocar do estabelecimento prisional, além de oferecer redução de custos para a empresa”.

O chefe da Divisão de Produção e Desenvolvimento da PPPR, Boanerges Boeno Filho, é o responsável por coordenar o funcionamento e as atividades dos convênios firmados com a Polícia Penal do Paraná. Ele explica que a feira reúne as maiores indústrias paranaenses, um evento favorável para divulgar os trabalhos desenvolvidos dentro do sistema prisional.

“O ambiente da feira promove a conexão entre os expositores e os visitantes. Isso traz a possibilidade de parcerias com a Polícia Penal no que diz respeito à utilização de mão de obra de apenados. É um lugar ótimo para empresários criarem convênios conosco e também para que o Departamento tenha mais opções de oferta de trabalho para impulsionar o tratamento penal e a ressocialização”, complementa.

Um dos organizadores da feira, Cássio André Dresch, conta que o evento surgiu considerando que o Paraná possui um parque industrial amplo, rico e diversificado, levando em conta que uma indústria possui diferentes necessidades que vão para além das máquinas propriamente ditas. “Um dos nossos objetivos era realmente criar essas trocas comerciais de forma mais direta e permitir que empresas de qualquer tamanho pudessem participar do evento com o mínimo de investimento”, explica.

Ele ressaltou, ainda, que a integração entre o poder público e a empresas privadas é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas. “A participação da Polícia Penal no evento vem ao encontro da ideia de termos um espectro de ofertas de soluções de todas as matizes capazes de atender as necessidades mais distintas da indústrias, além de fazer com que essas ações sejam conhecidas, disponibilizadas e requisitadas”, acrescenta.

EVENTO – A 2ª edição da Feira de Tecnologias e Soluções para a Indústria (Induspar) acontece até esta sexta-feira (18), no Expotrade, em Pinhais. O objetivo é conectar comerciantes, prestadores de serviços, terceirizadores, subcontratadores, fabricantes de máquinas, equipamentos, ferramentas, produtos, e insumos demandados pelo polo fabril do Sul do Brasil. O evento reúne mais de 200 expositores. A iniciativa é do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânica Material Elétrico do Paraná e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).