Polícia Penal e Senar-PR vão ofertar 5 mil vagas em cursos para pessoas privadas de liberdade 27/11/2023 - 18:17

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) firmaram nesta segunda-feira (27) um Termo de Cooperação para ofertar cursos a pessoas privadas de liberdade (PPL). O objetivo é disponibilizar às unidades penais de todo o Estado 5 mil vagas em cursos e treinamentos do Senar, já a partir de janeiro de 2024, com ações programadas para os próximos cinco anos.

O diretor-adjunto da PPPR, Maurício Ferracini dos Santos, enfatizou a importância de levar capacitação às 36 mil pessoas privadas de liberdade de todo o sistema penal do Estado. “O peso que o Senar-PR tem é determinante. Precisamos desse tipo de parceria para transformar a vida dessas pessoas e prepará-las para a reinserção na sociedade”, declarou.

Ferracini acrescentou que o novo convênio atenderá, principalmente, a população carcerária das unidades de progressão e das colônias penais, locais onde o perfil das pessoas privadas de liberdade é pré-selecionado. Ele exemplificou apresentando dados de uma das nove unidades de progressão do Paraná. “A reincidência de um preso que sai da PCE-UP é inferior a 5%. É uma unidade que, realmente, consegue cumprir o papel de reinserção social”.

O presidente do Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep/Senar), Ágide Meneguette, explicou que no passado a entidade atendeu o sistema penal do Paraná e obteve resultados positivos. Atualmente, o catálogo do Senar conta com mais de 120 cursos. “Com essa nova parceria, sistematizamos essa oferta e ampliamos o atendimento. Com isso, o Senar-PR cumpre um importante papel social, de contribuir com a reinserção dessas pessoas na sociedade”, ressaltou Meneguette.

MIL POR ANO - A diretora-técnica do Senar-PR, Débora Grimm, explicou que a meta da parceria é levar mil vagas de cursos por ano às pessoas privadas de liberdade, capacitando-as com formação profissional e complementar nos formatos de ensino presencial e a distância, com foco nas atividades ligadas ao meio rural.

As tratativas entre as instituições vêm sendo estabelecidas desde o segundo semestre de 2022. Durante a reunião em que a parceria foi firmada, estiveram presentes também os servidores da PPPR Juliano dos Santos Prestes, que será o gestor do convênio; a coordenadora de reintegração social, Lizandra Valério Bueno; e a chefe de capacitação, Josiane Aparecida Scremin.

GALERIA DE IMAGENS