Polícia Penal e Senai promovem curso de mecânica automotiva para apenados em Guarapuava 12/09/2023 - 17:24

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) através de sua regional administrativa e do Complexo Social de Guarapuava, firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para desenvolvimento de um Curso de Mecânica Automotiva para pessoas privadas de liberdade (PPL) que estão sob monitoramento eletrônico e também para egressos do sistema penal do Paraná.

Duas turmas, cada uma composta por 15 alunos, nos períodos da tarde e noite, participam deste curso que abrangerá um período de 20 dias repletos de treinamento intensivo, que teve início no dia 30 de agosto e segue até o dia 28 de setembro.

Para o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, esta união de esforços é muito importante para o processo de ressocialização, para que o indivíduo que hoje cumpre sua pena possa, no futuro, retornar ao meio social como um fator positivo, de contribuição. “Este curso tem contribuído efetivamente com a profissionalização dos nossos internos para que eles retornem para a sociedade capacitados para um emprego e assim poder sustentarem a si mesmos e suas famílias, contribuindo, assim, de forma positiva para o meio social e não mais como um fator de perigo à população”, enfatiza.

Esta valiosa colaboração entre a PPPR e o Senai gerou entre empreendimento, no qual o Senai traz seu recurso móvel, a carreta itinerante e os profissionais, tornando possível a realização dessas atividades de capacitação. Este esforço conjunto tem um impacto significativo na profissionalização dos indivíduos monitorados que estão cumprindo pena em regime semiaberto, utilizando tornozeleira eletrônica, bem como aqueles em regime aberto.

Esta união promove uma transformação tangível nas vidas daqueles que buscam melhorar e reconstruir suas trajetórias depois de sua passagem pelo sistema prisional. Esse curso não apenas fornece conhecimento prático em mecânica automotiva, mas também confere dignidade, habilidades e uma chance real de reintegração produtiva na sociedade.

“Esta parceria é de extrema importância no desenvolvimento profissional das PPL ou mesmo as pessoas egressas do sistema, pois estas qualificações realizadas pelo Senai abrem oportunidades de recolocação no mercado de trabalho, auxiliando também na diminuição da reincidência ao sistema penal e efetiva reinclusão social após o cumprimento da pena”, destaca o coordenador de educação do Sesi e Senai em Guarapuava, Marcos Maria.

O Complexo Social assume um papel de extrema importância no suporte às PPLs e avança mais um passo em direção à sua missão fundamental, que é proporcionar e executar estratégias que promovam a reintegração social através do trabalho.

“Estamos muitos felizes com essa conquista. Este curso não tem custo e está sendo aplicado de maneira presencial, onde os alunos assistem aos conteúdos propostos, fazem a leitura de apostilas, debatem sobre os temas apresentados, esclarecem eventuais dúvidas e realizam aulas práticas. Praticar o conhecimento de forma a inserir estes indivíduos novamente na sociedade é de grande satisfação para nosso trabalho. Uma boa formação profissional e educacional proporcionam melhores alternativas e uma nova perspectiva de vida”, aponta a coordenadora do Complexo Social de Guarapuava, Andrea Cristiane da Silva.