Polícia Penal doa tampinhas de garrafas descartadas pelos presos a entidades de Londrina 05/09/2023 - 09:50

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) iniciou neste mês de setembro, na regional de Londrina, a campanha Tampinha Solidária, projeto de caráter sustentável e solidário que beneficia entidades sociais da cidade. As tampas de garrafas plásticas descartadas pelas pessoas privadas de liberdade (PPL) são separadas e destinadas a instituições que vendem para empresas de reciclagem e arrecadam recursos necessários às suas ações.

A intenção é destinar a arrecadação da campanha a cada ano para uma instituição sem fins lucrativos diferente. Para esse início foi escolhida a Casa de Apoio Amigos do Hospital Universitário de Londrina, que há mais de 40 anos acolhe parentes de pacientes internados no Hospital sem condições financeiras para se manter com estadia e alimentação. A instituição atualmente possui 25 voluntários e consegue acolher 28 pessoas simultaneamente, dando suporte com refeições, banhos, lavagem de roupas e pouso.

As garrafas plásticas são comum nas unidades penais. Semanalmente, os familiares são autorizados a levar dois litros de refrigerante, chá ou suco para consumo durante o período de visitação. Por conta disso ocorre acúmulo de garrafas cujas tampinhas podem ser utilizadas em ações sociais. “É uma iniciativa importante e está entre os inúmeros projetos sociais que a Polícia Penal realiza”, destaca o diretor-geral da PPPR, Osvaldo Messias Machado.

Governador recebe bombeiro paranaense que combateu incêndios florestais no Canadá

SELO - Para arrecadação das tampinhas foram distribuídos galões identificados com o selo da campanha nos pátios de visita das unidades como facilitadores do descarte.

Assim como os lacres de latas, que normalmente também são alvo de campanhas de doação, as tampas de garrafa plástica possuem maior quantidade de matéria-prima e maior valor agregado. A arrecadação do material é comum em diversas instituições de caridade para conversão de recursos. O coordenador da Regional da PPPR de Londrina, Reginaldo Peixoto, destaca a importância da iniciativa para as instituições sociais. “No que estiver ao alcance da PPPR estaremos sempre participando", afirma.