Polícia Penal do Paraná inicia entrega de novas identidades funcionais aos servidores 11/08/2023 - 18:44

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) entregou, na manhã desta sexta-feira (11), as primeiras novas cédulas de identidade funcional emitidas aos policiais penais efetivos e aposentados do Quadro Próprio da Polícia Penal do Estado (QPPP).

Serão 2.630 policiais penais ativos e 328 policiais penais aposentados que receberão o atual modelo de funcional nas próximas semanas.

Por meio do Governo do Estado do Paraná e da Secretaria de Segurança Pública, com apoio do Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen), a emissão dos novos documentos foi aprovada pelo governador Carlos Roberto Massa Junior em julho deste ano pelo decreto nº2759.

A demanda da produção de um novo documento de identificação policial surgiu a partir da transição do antigo departamento penitenciário para o Departamento de Polícia Penal do Paraná, com a Emenda Constitucional nº 50/2021.

A cédula contém a nova nomenclatura de policial penal, indicando o porte de arma de fogo, e agora com validade  território nacional. O decreto autoriza que a emissão seja realizada através da própria Polícia Penal do Paraná, devendo seguir as regulamentações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

O secretário da segurança pública do Estado, Hudson Leôncio Teixeira, ressalta que o novo documento de identidade funcional dos policiais penais representa o reconhecimento da importância que a categoria possui no sistema da segurança pública. "A Polícia Penal hoje é qualificada, preparada e treinada para fazer o que faz. E nesse governo, foi viabilizada a possibilidade de vocês realmente assumirem a função de vocês, as posições para qual vocês foram formados. A Secretaria da Segurança Pública é parceira de todas as forças e está à disposição para apoiar a Polícia Penal na busca por todas as suas demandas. Este é um momento importante e muito simbólico para a história da instituição e da própria segurança pública", afirmou.

"Este é um marco para a nossa força, que faz parte do trabalho de fortalecimento da identidade da Polícia Penal do Paraná como uma instituição policial. Apesar de sermos uma força nova, já temos muitos avanços conquistados e podermos ter a nossa identidade funcional devidamente caracterizada é motivo de muito agradecimento do apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Segurança Pública e do Sindicato", destaca o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado.

A presidente do Sindicato dos Policias Penais do Paraná (Sindarspen), Vanderleia Pereira Leite, reforçou a emissão da nova identidade funcional como resultado do importante reconhecimento da luta pela valorização da carreira do policial penal. "Como braço da segurança pública, como braço da execução penal, nós sabemos da importância dessa identificação. Reitero a gratidão ao evento, pois nos sentimos contemplados e prestigiados em relação à identificação funcional dos policiais penais do Paraná. Para nós, a identidade funcional não representa só um documento, mas representa uma história de luta. Juntos somos mais fortes", disse.