Polícia Penal capacita 35 agentes em curso de primeiros socorros na regional de Maringá 08/08/2023 - 13:41

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário do Paraná (Espen), da Polícia Penal do Paraná (PPPR), promoveu um curso de primeiros socorros a 35 servidores da Regional de Maringá, no Noroeste, que serão multiplicadores de conhecimento. O curso foi ministrado pelos enfermeiros Janaína Marcolino e Marcos Martins da Silva, da Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM), que também é servidor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles abordaram técnicas voltadas especialmente ao ambiente prisional.

Com carga de 8 horas, entre teoria e prática, o curso teve como objetivo desenvolver habilidades e atitudes diante de situações que demandam a prestação de primeiros socorros a uma vítima de acidente ou de mal súbito, cujo estado físico põe em risco a sua vida. Os ensinamentos visam manter as funções vitais da pessoa atendida e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada.

O diretor adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, enfatiza que cursos como este são promovidos pela PPPR em todo o Estado. “Este curso tem uma grande importância, pois habilita nossos servidores não apenas no interior dos estabelecimentos prisionais, mas diante de qualquer situação que demande sua ação. Esses avanços têm sido concretizados pela Espen em todo o Estado do Paraná. Nossos policiais estão cada vez mais preparados para situações de risco”, destaca.

O diretor da Espen, Rodrigo Fávaro, afirma que o conhecimento nesta área é indispensável a qualquer cidadão. “O conhecimento em primeiros socorros é pragmático, fundamental a qualquer cidadão, pois preserva nosso maior bem, que é a vida. Em questões emergenciais, nas quais não se tem muitos recursos disponíveis, as manobras que pedem o domínio da técnica de primeiros socorros podem ser utilizadas a qualquer momento e ser imprescindíveis”, enfatiza.

Segundo a coordenadora da Espen em Maringá, Adriana Romano, o curso de primeiros socorros segue as diretrizes da Espen, que visa promover o desenvolvimento e proporcionar ações de capacitação para todos os servidores do sistema penal. “Nesse sentido, teremos nas unidades penais servidores com formação básica em primeiros socorros, podendo salvar vidas durante uma emergência com a qual se deparem”, diz.

O coordenador da Regional da Polícia Penal de Maringá, Júlio César Vicente Franco, destaca a importância da qualificação e salienta que a PPPR incentiva cursos como esse, pois o servidor qualificado atende melhor a demanda do sistema. “Cursos como o de primeiros socorros deixam o servidor apto para garantir a sua segurança do seu colega de trabalho e também dos internos”, reforça.

Para a enfermeira, Janaína Marcolino, a capacitação propiciou momentos de interação e troca de experiências entre os participantes. “No atendimento de uma vítima em área hostil, os envolvidos devem falar a mesma língua e estarem extremamente alinhados, para garantir que os riscos sejam minimizados e que a pessoa receba melhor tratamento”, afirma.