Polícia Penal apresenta boas práticas educacionais do sistema prisional paranaense em evento nacional 27/10/2023 - 15:48

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) participou nesta semana do Encontro Nacional de Educação para Jovens e Adultos em Situação de Prisão, na Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e tem como objetivo reunir profissionais que atuam na área de educação prisional em todo o país.

O diretor-adjunto da PPPR, Mauricio Ferracini, ressalta que o Paraná participar de um evento nacional sobre educação dos presídios é um momento muito importante de compartilhar e também conhecer boas práticas nesta área.

“Quando falamos em Deppen, é natural que a sociedade rapidamente se lembre apenas das atividades relacionadas ao cárcere, todavia o braço forte dentro de um sistema prisional sempre são as questões de trabalho, emprego, renda, aproximação familiar, e outra ferramenta muito incentivada pelo Paraná é a formação educacional de todas as pessoas privadas de liberdade que passam pelo sistema. Isso porque entendemos que de fato a recuperação de uma pessoa precisa passar pelas questões educacionais, que tem dado uma excelente repercussão e resultados no nosso Estado”, complementa.

O policial penal chefe da Divisão de Educação e Capacitação (DEC), Juliano dos Santos Prestes, que representou o departamento no evento apresentando os projetos e avanços na área educacional já consolidados no sistema prisional paranaense, compartilha alguns dados.

“Um dado relevante conquistado na área da educação aqui no nosso Estado, neste ano de 2023, com muito esforço e dedicação de todos os envolvidos na Divisão de Educação da PPPR, sejam os policiais penais, pedagogos, professores e técnicos administrativos, foi o aumento percentual de 21,5%, de inscritos do Encceja, em relação ao ano passado. Do mesmo modo, o Programa de Leitura pela Remição implantado desde 2012 em conjunto com a Secretaria de Educação do Paraná, através dos CEEBJAS, somente no mês de setembro deste ano, tivemos aproximadamente 6 mil participantes, representando 17,35% do total de pessoas privadas de liberdade em nosso Estado”, explica.

A diretora de políticas penitenciárias da Senappen, Cintia Rangel, explicou o objetivo do encontro e os resultados esperados após o intercâmbio de experiência promovido pelo evento: “Ao final deste encontro nós queremos reforçar o nosso compromisso com a educação em ambientes prisionais, reforçar a idéia de que precisamos atuar em rede, e de que sim, a educação é a forma mais evidente de transformação do indivíduo e de ressignificação de vidas”.

GALERIA DE IMAGENS