Polícia Militar recebe dois UTVs elétricos para reforço do policiamento na Ilha do Mel 19/01/2024 - 17:12

Em uma iniciativa pioneira para reforçar a segurança na Ilha do Mel, o Governo do Estado entregou dois veículos elétricos, nesta sexta-feira (19), à Polícia Militar do Paraná (PMPR). A ilha, conhecida por suas restrições ao uso de veículos a motor a combustão e tração animal, agora contará com um meio de transporte adequado e ecológico para o policiamento. A Copel também usa veículos elétricos no local.

Denominados UTVs – veículos híbridos que podem ser usados tanto na orla quanto nas areias – e adquiridos ao custo de R$ 303 mil, eles serão utilizados durante o Verão Maior Paraná e também nas atividades policiais ao longo do ano. Já usados desde a última temporada em outros locais, eles são uma espécie de “buggy” com capacidade para até quatro pessoas e tração 4x4, podendo acessar áreas mais inóspitas. Atingem velocidade máxima de 80km/h e são conduzidos por policiais militares treinados.

A 1ª Companhia PM do 9º BPM, que possui destacamentos em Nova Brasília e Encantadas, terá um veículo elétrico em cada localidade.

“É mais uma iniciativa que visa aprimorar a segurança pública paranaense. Os veículos vão permitir maior agilidade no patrulhamento feito pela Polícia Militar na Ilha do Mel, garantindo maior segurança para moradores e turistas”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, destacou a importância da novidade. “A entrega desses veículos elétricos não é apenas um avanço tecnológico, mas também um compromisso com a preservação do nosso patrimônio natural. Estes veículos permitirão que nossos policiais realizem seu trabalho de forma mais eficiente e sustentável, garantindo a segurança dos moradores e visitantes da Ilha do Mel”, afirmou.

EQUIPAMENTOS – Além do trabalho realizado pelos bombeiros, policiais civis e militares, que contam com efetivo reforçado de outras regiões, uma série de veículos terrestres, aquáticos e aéreos são utilizados durante o Verão Maior Paraná.

A PM conta com 56 viaturas em uso nos balneários. Os veículos têm blindagem parcial e aumentam a segurança dos policiais durante atendimentos do 190, além do policiamento ostensivo. Há também os módulos móveis, que funcionam como bases itinerantes instaladas em diversos pontos estratégicos no Litoral, principalmente onde há maior movimentação de pessoas.

A corporação conta ainda com seis quadriciclos e oito UTVs. Para apoio às operações, utiliza duas aeronaves adquiridas pelo Governo do Estado, uma para socorro aeromédico, salvamentos aquáticos e em montanhas, prestando apoio ao Corpo de Bombeiros Militar e ao SAMU. A outra auxilia operações policiais com o uso de equipamentos de alta tecnologia.

Três embarcações completam a estrutura dos policiais militares. Elas são destinadas à fiscalização marítima, combate ao tráfico portuário e atendimento à população das ilhas e áreas ribeirinhas. Além disso, Polícia Civil, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros contam com grande estrutura de equipamentos nesta temporada.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades culturais, esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o subcomandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Semmer; o comandante do 6º CRPM, coronel Darany Luiz Alves de Oliveira; o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), tenente-coronel Heraldo Correia de Lima; o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Cristiano Stocco Rosa; o presidente do Instituto Água e Terra, Everton Souza; o secretário de Segurança Pública de Paranaguá, sargento João Carlos; e o superintendente-geral de Relações Institucionais do Paraná, Renato Adur.

GALERIA DE IMAGENS