Polícia Militar fará escolta do transporte e distribuição das provas do Enem 2023 31/10/2023 - 17:44

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por intermédio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), iniciou na manhã desta terça-feira (31) a escolta de todos os veículos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que transportam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para as regiões onde a avaliação será realizada.

Neste ano, as provas do ENEM estão agendadas para ocorrer em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. As avaliações possibilitam a chance a milhares de estudantes de todo o país de ingressarem em instituições de ensino superior. 

Conforme o coordenador operacional do Enem pela Polícia Militar do Paraná,  oficial da 3ª Seção do Estado-Maior da PMPR, capitão Marco Vinicius de Moraes Sarmento, a PMPR também desenvolverá operações com ênfase nas atividades de policiamento ostensivo voltadas à preservação da ordem pública nos espaços onde serão armazenadas as provas e nos locais de aplicação onde será realizado o exame. 

“Foi firmado convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, após isso, com as demais forças atuando de forma integrada, realizamos os desdobramentos necessários para realizar as escoltas de prova e também o policiamento dos locais. Dessa forma, garantindo a segurança de todos os candidatos que estarão fazendo a prova do enem”, frisou o capitão.

Além do BPRv, subordinado ao Comando do Policiamento Especializado (CPE), os 2º, 3º, 4º e o 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), mobilizarão efetivos de suas unidades subordinadas para assegurar a entrega segura e pontual das provas do Enem aos locais de aplicação. A escolta requer um planejamento logístico cuidadoso, incluindo monitoramento em tempo real e outras medidas de segurança. 

GALERIA DE IMAGENS