Polícia Militar do Paraná participa de ação contra a dengue em Cornélio Procópio 28/02/2024 - 16:30

A Polícia Militar do Paraná marcou presença no webinário “Dengue: Conscientização, Prevenção e Controle”, realizado pela Secretaria da Administração, por meio da Escola de Gestão do Paraná e do Departamento de Saúde do Servidor. 

Com o objetivo de conscientizar e prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti (chikungunya, Zika e a febre amarela urbana) e ajudar na diminuição dos casos de dengue no Paraná, o evento ocorreu no Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva e nos arredores do centro da cidade, em Cornélio Procópio, no dia 27 de fevereiro.

O curso, ministrado pela infectologista Monica Maria Gomes da Silva, foi relacionado ao que os alunos já trabalhavam dentro do conteúdo escolar e pensado para incentivar as iniciativas contra a dengue dentro e fora da sala de aula.  

Já a ação nas ruas, promovida pela PMPR, atingiu a população que circulava pelo local. Foram empenhadas equipes policiais de diversos setores para abordagem do público e entrega de panfletos fornecidos pela Vigilância Sanitária do município. “Fizemos uma blitz educativa com os condutores de veículos e com os cidadãos que passavam pelo calçadão central, os quais foram receptivos e se envolveram com a causa que tem vitimado tantas pessoas”, conta a soldado Ana Paula, do 18º Batalhão Militar do Paraná.

De acordo com a chefe do Departamento de Saúde do Servidor, Mariana Filgueiras dos Reis, conscientizar é um dos principais passos no combate ao Aedes Aegypti. “Sabemos da importância de educar e esclarecer ao servidor e a comunidade em geral de que a dengue é uma doença que pode causar sérios problemas de saúde, sendo necessário que  haja um plano abrangente e contínuo de prevenção e controle para reduzir o risco de transmissão”, destaca. 

A ação reforça a importância de a população limpar seus quintais e outras áreas que possam acumular água – ambiente ideal para a procriação do mosquito – ressaltando que é fundamental a participação de toda sociedade.

O site www.dengue.pr.gov.br reúne orientações para eliminar a água parada dos possíveis criadouros da dengue, que incluem também vasos sanitários, caixa d’água, coletor de água da geladeira e do ar-condicionado, baldes, garrafas, piscinas, lixo, entulho e pneus velhos.

GALERIA DE IMAGENS