Polícia Militar apreende 3,2 toneladas de maconha em Foz do Iguaçu e Guaíra 24/11/2023 - 16:40

Policiais do Polícia de Fronteira (BPFRON) e da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 14º Batalhão apreenderam 3,2 toneladas de drogas em operações distintas na região Oeste nesta quinta-feira (23).

Em Foz do Iguaçu, uma equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel do 14º Batalhão Policial Militar (ROTAM/14º BPM) desmantelou um sofisticado esquema de tráfico de drogas em uma chácara no bairro Alto da Boa Vista, em Foz do Iguaçu. A operação foi desencadeada após informações sobre a estocagem de substâncias ilícitas no local.

Ao chegarem à chácara, os policiais da ROTAM/14º BPM flagraram indivíduos descarregando veículos, transportando material semelhante a tabletes de maconha. A tentativa de abordagem resultou na fuga dos suspeitos para o interior de uma densa mata nos fundos da propriedade.

A diligência culminou na apreensão de duas vans com placas paraguaias e dois veículos com placas brasileiras, todos carregados com  tabletes de maconha. Dentro de uma das residências no terreno, mais substância entorpecente foi descoberta, evidenciando a extensão das atividades criminosas naquele local.

A contagem  revelou que o peso total da maconha apreendida de 1718 kg, todo o material apreendido, bem como os veículos envolvidos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Foz do Iguaçu, onde serão realizadas as investigações adicionais.

Já em Guaíra uma ação conjunta envolvendo o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), a Polícia Federal e a Polícia Civil resultou na apreensão de drogas. Durante um patrulhamento em portos clandestinos, os policiais militares do BPFRON, em colaboração com agentes federais e civis, descobriram um esconderijo em uma área de mata, onde estavam armazenados 2.494 kg de uma substância entorpecente análoga à maconha.

A operação, que teve como foco a repressão ao tráfico de drogas na região, revelou a complexidade das atividades criminosas e a necessidade de uma atuação integrada das forças de segurança para combater efetivamente o crime organizado. A quantidade significativa de drogas apreendidas representa um golpe significativo contra as organizações criminosas que operam na área.

As autoridades ressaltam a importância da colaboração entre diferentes órgãos policiais para enfrentar os desafios complexos relacionados ao tráfico de drogas. O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra-PR, onde será realizada uma análise detalhada para fornecer subsídios às investigações em andamento.

O BPFRON reforça os canais de denúncia, encorajando a população a continuar contribuindo com informações relevantes para o combate ao crime. O disque denúncia do BPFRON está disponível pelo número (44) 9 9985-2726, assim como o Pelotão de Operações com Cães do BPFRON, que pode ser contatado pelo telefone (45) 99944-9752. Moradores de Guaíra e regiões próximas também podem utilizar os números (44) 3642-8800, (44) 9 9146-4868 (Umuarama-PR) e (46) 3180-0190 (Santo Antônio do Sudoeste-PR) para repassar informações de forma anônima.

Esta operação integrada entre as forças de segurança do estado, destaca a determinação das autoridades em combater o tráfico de drogas e reforça o compromisso em manter a segurança e a integridade da comunidade. As investigações continuam para identificar e responsabilizar os envolvidos nesse significativo carregamento de entorpecentes.