Polícia Científica ganha reforço de 76 novos servidores para atuar em perícias 04/08/2023 - 17:27

As atividades de perícia no Estado ganharam um importante reforço com a formatura de 76 novos servidores da Polícia Científica do Paraná (PCP), nesta sexta-feira (04), em Curitiba. A instituição incorporou novos 72 peritos oficiais e 4 técnicos de perícia. Os servidores serão distribuídos entre as 20 unidades de execução técnico-científica da PCP em todo o Estado.

Os novos profissionais passaram por oito meses de capacitação no Curso de Formação dos Peritos Oficiais e Técnicos de Perícia, ministrado pela Academia de Ciências Forenses (ACF), criada pela PCP em 2019 para atuar no ensino, pesquisa e proficiência de seus servidores.

“A solenidade de diplomação do curso de formação de peritos oficiais é um momento especial para aqueles que buscam a verdade e a justiça pela ciência, renovando a certeza da continuidade evolutiva da Polícia Científica e reforçando a garantia de excelência na nobre missão de proteger o cidadão e o sistema de Justiça”, disse o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki.

A turma, que passou pela formação em Curitiba, foi nomeada como Edmond Locard, em homenagem ao perito pioneiro na Ciência Forense da França, conhecido pela formulação da premissa “Todo contato deixa uma marca”.

“Estes policiais científicos passaram por uma formação teórica e prática envolvendo as diversas áreas das Ciências Forenses, além de estágios tutorados. O objetivo dos treinamentos em procedimentos de reconhecimento, coleta e análise de vestígios é formar profissionais capazes de auxiliar no combate ao crime, na busca pela verdade e no atendimento à sociedade paranaense”, afirmou o diretor da ACF, Alexandre Guilherme de Lara.

PRESENÇAS - O evento contou com a presença da diretora do Museu Paranaense de Ciências Forenses, Fabíola Schützenberger Machado; da corregedora da Polícia Científica do Paraná, Joice Malakoski; do diretor de Operações da Polícia Científica do Paraná, Ciro José Cardoso Pimenta, e da diretora administrativa da Polícia Científica do Paraná, Tatiane Aparecida Wolf Prussak.

GALERIA DE IMAGENS