Polícia Científica do Paraná participa de evento sobre o Maio Laranja em Maringá 06/05/2024 - 15:42

Nesta segunda-feira (06), a Polícia Científica do Paraná através da Unidade de Execução Técnico-Científica (UETC) de Maringá participou de solenidade promovida pela Prefeitura de Maringá, através da Secretaria da Criança e do Adolescente. No evento, foram assinados os decretos que regulamentam o novo fluxo de atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas ou testemunhas de violências do município, e a criação do Núcleo Municipal de Escuta Especializada.

Além disso, a UETC Maringá consolida o projeto de humanização do atendimento às crianças e adolescentes que teve seu início no final de 2019.

A técnica de perícia, Jaqueline Moura, idealizadora do projeto, define a importância de um atendimento humanizado e acolhedor às vítimas. “O projeto busca minimizar o trauma sofrido pela criança. O foco é proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e com um atendimento humanizado.”

A unidade conta com brinquedoteca com uma variedade de brinquedos e materiais educativos. Além disso, a disponibilidade de caixas de giz de cera, lápis de cores, cartilhas de prevenção ao abuso sexual e à violência, livros infantis e desenhos para pintura demonstra o compromisso em oferecer um ambiente terapêutico e educativo. Esses recursos visam não apenas distrair as crianças, mas também proporcionar oportunidades para expressão criativa, aprendizado e discussão de temas importantes relacionados à sua segurança e proteção.

O consultório de atendimento às crianças e adolescentes segue uma proposta lúdica e de acolhimento. “A abordagem realizada pelos servidores e estagiários, sem fazer referência à troca de brinquedos para a realização dos exames, demonstra sensibilidade e cuidado, evitando reviver o trauma associado ao abuso sofrido.” explica Jaqueline.

O Diretor Operacional da Polícia Científica do Paraná, Ciro Pimenta, explica que o objetivo é que todas as unidades do Estado realizem o atendimento humanizado e acolhedor às vítimas tanto crianças, quanto adultos. “Estamos trabalhando para que todas as unidades possuam um espaço destinado ao atendimento de crianças e adolescentes, seguindo o exemplo da UETC Maringá. Além disso, em junho deste ano faremos um workshop para os servidores sobre Excelência no Atendimento Humanizado ao Público, sempre em busca da melhoria contínua dos serviços prestados pela PCP”, comenta o diretor.

O evento ligado ao Maio Laranja, mês destinado às campanhas e ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, é um marco importante para melhorias dos mecanismos de proteção as vítimas.