Pessoas privadas de liberdade participam de Semana Cultural, em Cascavel 11/08/2023 - 10:38

Mais de 500 pessoas privadas de liberdade (PPLs) das penitenciárias Estadual Thiago Borges de Carvalho (PETBC) e Industrial Marcelo Pinheiro Unidade de Progressão (PIMP UP), em Cascavel, no Oeste do Estado, participaram desde segunda-feira (07) da Semana Cultural. O evento foi elaborado pela equipe pedagógica do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Wilson Antônio Neduziak e seguiu até esta quinta-feira (10).

No cronograma estavam várias ações educacionais e culturais, entre elas exposições de trabalhos, palestras sobre temas relevantes às PPLs, apresentações culturais e artísticas, lanches diferenciados, debates críticos a partir da análise de filmes, jogos e atividades lúdicas.

Para o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Osvaldo Messias Machado, esta foi uma oportunidade para que os custodiados explorassem seus talentos na área artística. “Este evento teve enorme importância, pois deu oportunidades a uma grande quantidade de detentos de participar do programa. É uma ação desenvolvida pela área da Educação, que alia diversas apresentações artísticas e o custodiado pode participar conforme sua aptidão”, destaca.

O coordenador regional da PPPR, em Cascavel, Thiago Correia, explica que a função do departamento vai além das questões pertinentes à segurança. “Atividades com foco educacional são de extrema importância no sistema prisional. Além de garantir o cumprimento do previsto na Lei de Execução Penal, permitem ações de valorização que geram resultados significativos para a função social e o retorno destas pessoas, após cumprimento de pena, ao convívio familiar e em sociedade”, diz.

Segundo o diretor da PETBC, Sérgio Renato Sarquis, a valorização educacional como contribuição no resgate social é um dos grandes desafios dentro do sistema prisional e que tem sido superado de forma significativa nas unidades penitenciárias. “É a modernização do sistema com vistas à valorização das pessoas privadas de liberdade não somente enquanto cumprimento da lei, mas também pelas aptidões e talentos que elas apresentam ao serem inseridas nas atividades educacionais”, afirma.

A diretora do Ceebja Wilson Antônio Neduziak, Silmara Eliane de Souza Rohde, diz que é bastante comum a identificação das aptidões dos alunos em sala de aula e que um dos objetivos do evento foi valorizar o talento das PPLs que cantam, tocam instrumentos, desenham, escrevem, compõem músicas, entre outras aptidões. “Além da formação enquanto ser humano, esse aluno passa a se sentir integrante da sociedade, faz parte do próprio processo de ressocialização. Isso na vida dele tem um valor imenso”, completa.

PALESTRAS – Entre os assuntos abordados nas palestras estavam a prevenção do uso de drogas, trabalho prisional humanizado, projetos aos egressos, resgate social, saúde mental da pessoa privada de liberdade, além do esclarecimento de dúvidas dos setores em funcionamento nas unidades.