Parceria vai oferecer cursos de especialização e de atualização profissional para qualificar 6,2 mil integrantes da Segurança Pública do Paraná 20/10/2021 - 13:42

Policiais militares e civis, peritos oficiais e agentes penitenciários do Paraná estão recebendo mais qualificação profissional graças ao programa de educação continuada promovido pela Secretaria da Segurança Pública com quatro cursos, sendo três de Atualização Profissional e um de Especialização na modalidade EAD a partir de uma parceria estabelecida pela Pasta com o Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi. A iniciativa vai formar 6,2 mil profissionais em 27 municípios do estado a partir desta quarta-feira (20/10). O anúncio do início das atividades foi feito pelo Vice-Governador do estado, Darci Piana.

 

A efetivação dos cursos ocorre graças ao apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pelo programa Paraná Seguro, com a contratação da Uniasselvi (Sociedade Educacional Leonardo da Vinci Ltda), por pregão eletrônico para desenvolver e aplicar os cursos à distância, possibilitando que os profissionais da Segurança Pública que atuam em regiões do Interior tenham a oportunidade de aperfeiçoar conceitos e técnicas policiais sem precisar sair de seus municípios, além de dar andamento ao planejamento estratégico da Sesp mesmo com a pandemia do coronavírus.

 

“A gente precisa de uma polícia também qualificada, à altura daquilo que está acontecendo no estado do Paraná. Esta é uma grande oportunidade para todos os nossos policiais fazerem um curso de aperfeiçoamento com uma universidade que tem qualidade para tudo isso. Estamos no caminho certo, dando oportunidade para as pessoas e qualificando o nosso sistema de segurança do Estado do Paraná, para melhor atender ao cidadão”, disse o Vice-Governador.

 

A necessidade de atualização profissional é constante na segurança pública, conforme avalia o secretário da Pasta, coronel Romulo Marinho Soares. Para ele, contar com policiais, agentes e peritos mais capacitados eleva a qualidade do serviço prestado ao cidadão, desde o atendimento inicial de uma ocorrência policial até os procedimentos de ciência forense, investigação policial e de execução penal.

 

“Temos melhorado a estrutura das polícias e ampliado o sistema penitenciário com obras por todo o estado e isso soma-se com um trabalho desenvolvido pelo nosso Escritório de Projetos, que está atento para buscar recursos e meios que possibilitem o aperfeiçoamento e qualificação dos nossos profissionais. Sem dúvida o campo da instrução e do conhecimento é o melhor caminho para termos instituições de segurança pública mais atualizadas para enfrentar a criminalidade e acompanhar a evolução da sociedade”, destacou.

 

O reitor da Uniasselvi, Hermínio Klock, celebrou a parceria com o Governo do Paraná. “É um momento ímpar para todos os envolvidos, principalmente os que vão trabalhar também nos bastidores e cuidar desse projeto que vai mudar a educação continuada à distância aos profissionais da segurança pública do Paraná. Estamos preparados para oferecer uma qualificação de qualidade a estes profissionais”, afirmou.

 

Os quatro cursos ofertados (três de Atualização Profissional e um de Especialização) aos integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Departamento Penitenciário referem-se a técnicas de abordagem policial, técnicas investigativas e estudos aprofundados da legislação, em três eixos temáticos: Polícia Comunitária, Mediação de Conflitos e Análise Criminal, todos fundamentados nos princípios e tratados sobre direitos humanos.

 

Durante os trâmites entre a Sesp e a Unisselvi houve reuniões de trabalho com os coordenadores pedagógicos e professores a fim de afinar o método de ensino e avaliação dos profissionais de Segurança Pública, e para que a Pasta pudesse conhecer melhor o que o centro universitário poderia oferecer com o ensino à distância. Em um dos encontros, o Coordenador Pedagógico e de Pós-Graduação, professor Norberto Siegel, reforçou que a parceria vai fortalecer a qualidade do serviço prestado pelas forças de segurança pública.

 

“Procuramos sempre, neste período, trazer nossas expectativas e o que desenvolvemos no Centro Universitário. Enquanto houver essa aproximação entre a Uniasselvi e a Secretaria poderemos alinhar os trabalhos ainda mais e ajustar as estratégias para atingir as metas propostas, oferecendo um ensino planejado e direcionado”, afirmou.

 

Segundo o Coordenador do Escritório de Projetos Paraná Seguro da Sesp, major Dalton Gean Perovano, foram desenvolvidas duas modalidades, com quatro cursos. A primeira é o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização), denominado de “Especialização em Atuação Policial”, que será realizado com a carga horária de 420 horas-aula e terá 20 disciplinas. A segunda modalidade ofertada é de cursos de Atualização Profissional, sendo eles o Curso de Atualização Profissional em Polícia Comunitária, o Curso de Atualização Profissional em Mediação de Conflitos e o Curso de Atualização Profissional em Análise Criminal.

 

“Esse processo de formação constituirá no maior esforço de formação conjugado e realizado entre as forças que constituem o sistema de segurança pública estadual do Paraná, e configura um importante marco na integração das ações entre as forças policiais, através da educação continuada”, explica o major Dalton Gean Perovano.

 

As matrizes curriculares dos cursos foram desenvolvidas a partir de contextos práticos e teóricos, considerando-se as peculiaridades das naturezas das atividades desempenhadas pelos profissionais da segurança pública. “Levou-se em conta também os diversos ambientes sociais e comunitários vivenciados por eles, o que permitiu o planejamento dos cursos com metodologias interativas, dinâmicas e em cenários reais e contemporâneos”, disse o major.

 

Nestes cursos os policiais e agentes poderão aprofundar conteúdos referentes ao Sistema de Segurança no Brasil; Direitos Humanos, Mobilização Social e Conselhos Comunitários de Segurança; Gestão pela Qualidade Aplicada ao Policiamento Comunitário; Atenção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade; Direitos Humanos e Mediação de Conflitos; Conflitos e a Relação com a Segurança Pública; Mediação de Conflitos e demais meios para a resolução pacífica de conflitos; Ciências Forenses; Local de Crime; Aspectos Legais e Técnicos da Investigação e dos Exames Periciais; Coleta e Análise de Vestígios Cibernéticos; Sistemas de Informações Geográficas e Cidades Inteligentes, dentre outros assuntos que constituem a realidade atual da segurança pública.

 

“Essa ação da Segurança Pública é muito importante porque se torna uma política pública de segurança que vai valorizar os profissionais, para que sejam motivados a buscar mais conhecimento em sua área de atuação, contribuindo para que suas atividades sejam cada vez melhores”, explicou a professora da Uniasselvi, Ivone Fernandes Morcilo Lixa.

 

PARANÁ SEGURO – O Programa Paraná Seguro tem como foco o desempenho de ações nas comunidades sob os aspectos da eficácia policial na prevenção da criminalidade urbana, com ações desencadeadas pela Segurança Pública, e prevenção, reabilitação e reinserção social de jovens com alta incidência de fatores de risco associados à violência e/ou em conflito com a lei por meio de iniciativas da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF).

 

PRESENÇAS – Além das autoridades já citadas, também participaram da cerimônia o diretor-geral da Secretaria de Segurança Pública, João Alfredo Zampieri; o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rochemback; o deputado estadual Alexandre Amaro; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse; o diretor do Departamento de Inteligência do Paraná, delegado Sivanei de Almeida Gomes; e integrantes das forças de segurança do Estado. Também estiveram presentes pela Secretaria Nacional da Segurança Pública (SENASP), o Coordenador-Geral de Políticas para os Profissionais de Segurança Pública, Diemerson Gomes Santana e os Servidores Mobilizados da Senasp, o major Diego Remor Moreira Francisco e o capitão Ronaldo Aparecido de Melo e demais autoridades. 

 

 

GALERIA DE IMAGENS