Pacientes do Litoral recebem travesseiros infantis feitos em unidade prisional 09/02/2024 - 16:09

Policiais penais que atuam no Verão Maior Paraná realizaram nesta quinta-feira (08) uma ação solidária nas alas infantis do Hospital Municipal de Guaratuba e da Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes e Centro de Especialidades Médicas, em Matinhos, no Litoral. Os pacientes, gestantes e crianças, receberam pequenos travesseiros que lembram um boneco de pano, confeccionados dentro do sistema prisional paranaense, por meio de um projeto social que emprega a mão de obra de pessoas privadas de liberdade (PPL).

Foram entregues 80 naninhas (como são chamados) produzidas na Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro-Unidade de Progressão (PIMP-UP), de Cascavel (Oeste), por meio do Projeto Educar para o Futuro, uma parceria financiada pelo Conselho da Comunidade de Cascavel e apoiada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A produção é feita por pessoas privadas de liberdade que trabalham no Setor de Costura da unidade. Os itens são doados mensalmente para hospitais, escolas e entidades que atuam em prol de crianças em vulnerabilidade. Para o diretor de Segurança Penitenciária e coordenador do Verão Maior Paraná pela Polícia Penal do Paraná (PPPR), João Paulo Schlemper, a atividade é mais uma forma de levar à sociedade os trabalhos desenvolvidos no sistema prisional e que beneficiam a comunidade.

“Uma ação voltada para o acolhimento, por meio do trabalho de pessoas privadas de liberdade custodiadas em unidades penais onde são desenvolvidas atividades de artesanato. Foram confeccionados alguns materiais, especificamente as naninhas, demonstrando que a Polícia Penal não está só atenta às questões de segurança, mas também comprometida com a ressocialização”, afirma.

“A naninha é um afago para a mãe que acabou de ganhar bebê, uma lembrança que ela levará da maternidade. Quem ganha com isso tudo são as mães e seus bebês. Sabemos a importância deste trabalho que a Polícia Penal faz de ressocialização e das atividades dentro dos presídios e cadeias. Uma parceria muito importante”, destacou a enfermeira do Hospital Municipal de Guaratuba, Andressa Schlemper. 

Para a gestante Angelita Custódia Bispo, que aguarda o nascimento do filho, a surpresa traz conforto e carinho. “Isso é muito importante para nós, gestantes ou mães que acabaram de ganhar os bebês. Ficamos com o coração quentinho, pois estamos aqui, isoladas do mundo e, de repente, vem essa surpresa para nosso bebê. É muito gratificante”, disse ela.

Além das novas mamães, as naninhas serão entregues também para as crianças que recebem acompanhamento especializado na Maternidade e Centro de Especialidades de Matinhos, explica a coordenadora, Jaqueline Ramos. “Recebemos muitas mães carentes, crianças que passam por atendimentos com especialistas, crianças especiais que necessitam de um carinho a mais. Essa ação é muito importante, estamos felizes por receber, faz a diferença para nós”, explica.

Cauteloso com o filho que nasceu três semanas antes do previsto, Júlio Lisboa Correia, que acompanha a esposa internada, garante que a interação da PPPR com a comunidade é representativa. “Gostamos bastante, uma ação bem bonita. Acredito que faz bem para a sociedade. As pessoas precisam acreditar que existe uma chance de mudar e aprender novas oportunidades”, disse.

GALERIA DE IMAGENS