PPPR participa do II Drone Policial, evento internacional que reúne profissionais da tecnologia e da segurança pública 29/03/2024 - 09:10

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) participou, entre os dias 26 e 28 deste mês, do II Drone Policial – Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, realizado em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. O evento, organizado pela Secretaria de Segurança Pública de Foz do Iguaçu em parceria com o Grêmio de Pilotos Remotos da Segurança Pública, entidade sem fins lucrativos que compreende pilotos policiais de todas as forças de segurança, promove a troca de experiências e conhecimentos sobre aeronaves remotamente pilotadas (RPA), popularmente conhecidas como drones.

O encontro contou com palestras, oficinas e apresentações de tecnologias pelas empresas participantes. Os três dias de seminário fizeram de Foz do Iguaçu a “capital do drone na América do Sul”, isso porque estiveram presentes profissionais do Brasil, Paraguai, Portugal, Israel e Letônia, além de forças de segurança de vários estados brasileiro como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina, Paraíba, Tocantins e Mato Grosso do Sul.

Entre as instituições, participaram do seminário equipes das polícias Federal, Militar, Civil, Penal, Científica e Rodoviária Federal, além do Ministério Público Federal, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Ibama, Itaipu, ICM Bio, Exército Brasileiro, Aeronáutica e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“A Polícia Penal do Paraná tem focado no desenvolvimento e na tecnologia para garantir uma melhor qualidade dos serviços de segurança à sociedade. O uso de drones é cada vez mais imprescindível na atuação das forças policiais e nosso departamento é referência nacional neste quesito. Estes equipamentos nos permitem dar uma resposta rápida e objetiva a quaisquer aproximações suspeitas às nossas unidades prisionais, por isso a importância de continuarmos investindo em conhecimento e tecnologias inovadoras para estarmos sempre um passo à frente”, afirma do diretor-geral da PPPR, Reginaldo Peixoto.

O policial penal e chefe da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da PPPR, Vinicius Vieira Pedroso, afirma que a participação da PPPR neste evento possibilita a troca de experiências com polícias penais de outros estados e também com outro órgãos de segurança pública sobre a aplicabilidade das tecnologias e o uso de drones para garantir a segurança pública.

Segundo Pedroso, os principais destaques do evento foram os drones cabeados, capazes de permanecerem no ar por longo tempo e os drones que fazem reconhecimento facial e de placas identificadoras de veículos. Também foram destaque os drones tripulados e ferramentas antidrones para detecção e bloqueios destes equipamentos voadores. Diversas empresas puderam expor novas tecnologias, bem como exemplificando, na prática, a operacionalização destas aeronaves remotamente pilotadas.

“Pudemos trocar experiências com outros países e estados, incluindo os representantes do Gabinete de Segurança Interna (GSI) da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro, que emprega essas ferramentas de contagem de custodiados com reconhecimento facial e também de bloqueios de drones”, destaca Vinicius Vieira Pedroso.

Os três dias de encontro tambem contaram com exercícios simulados com drones em cenários diversificados, simulando combates, cumprimento de mandado de prisão, deslocamento de equipes em área de risco, entre outros. Os equipamentos utilizados são de última geração, enviados pelas maiores fabricantes de RPAs de segurança pública e militar do mundo.

"Essas práticas e trocas de experiências entre órgãos e também com outros países, nos proporcionam uma melhor qualificação e nos ajudam na atuação de combate ao crime no âmbito penitenciário de uma forma bastante eficaz com uso de ferramentas e tecnologias que estão disponíveis no mercado", enfatiza o diretor de segurança penitenciária da PPPR, João Schlemper.

Segundo a PPPR, o objetivo é compartilhar conhecimentos com drones nas áreas de inteligência, viligância, reconhecimento e aquisição de alvos, bem como métodos de emprego para busca, salvamento e resgate com drones, payloads (carga útil) e plataformas integradoras. Além disso, o evento aproxima a indústria de drones, payloads, soluções e plataformas integradoras com o usuário final destas tecnologias.