PMPR realiza 1º Simpósio sobre Direito Militar em Curitiba 06/03/2024 - 15:42

O 1º Simpósio de Direito Militar está sendo promovido pelo 12º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (PMPR). O evento, que está sendo realizado no auditório do Shopping Crystal, na capital paranaense, contou com a presença do Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer, do Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar, Coronel Helio José Hornung, além de atrair uma ampla adesão de militares estaduais de diversas unidades da PMPR, autoridades civis e representantes da comunidade em geral. 

Estão sendo abordados diversos temas pertinentes ao direito militar, tais como Inquérito Policial Militar (IPM), Inquérito Técnico, Sindicância, Ficha de Apuração de Transgressão Disciplinar (FATD), além de especificidades sobre requerimentos relacionados à concessão de Medalhas e promoções por Ato de Bravura. Ainda estão sendo abordados temas como Local de Crime e Perícias, Tecnologias aplicadas à atividade policial, Aspectos relevantes na apuração do assédio moral e sexual, Concurso de crime e transgressão disciplinar de mesma natureza, dentre outros. O evento vai até terça-feira (5).

A iniciativa visa promover o compartilhamento de conhecimento e o aprimoramento das atividades desenvolvidas no âmbito da justiça e disciplina dentro da Polícia Militar do Paraná (PMPR). O evento também busca fortalecer os laços de cooperação e capacitação entre a PMPR e os diversos órgãos com atribuições nesta área.

O Simpósio sobre Direito Militar representa uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e a discussão de questões jurídicas relevantes para o cotidiano da Polícia Militar do Paraná, como salientou em sua fala o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer. A expectativa é de que os debates realizados durante o evento contribuam significativamente para a melhoria contínua das práticas institucionais e para a garantia da efetividade das ações policiais no estado do Paraná.

PRESENÇAS – Além das autoridades já nominadas, prestigiaram a abertura do evento o Coronel Fernando Klemps, representando o Secretário de Segurança Pública do Paraná; o Presidente da ASSOFEPAR, Coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens; a Promotora da Vara da Justiça Militar Estadual (VAJME), Dra. Silvia Leme Correa; a Presidente da Comissão de Direito Militar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rosane de Lima; Tenente-Coronel Dalton Gean Perovano, respondendo pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da PMPR; o Comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Tenente-Coronel Sergio Augusto da Silva; o Chefe do Estado-Maior do 1º CRPM, Tenente-Coronel Mauro Jailson Previdi; representando o Comandante do 12º BPM, Major Carlos Agenor Bueno da Silva, dentre outras autoridades civis e militares.

 

GALERIA DE IMAGENS