PMPR promove o 2º Encontro de Gestores de Termo Circunstanciado de Infração Penal  13/03/2024 - 14:34

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) promoveu, nesta semana, o 2º Encontro de Gestores de Termo Circunstanciado de Infração Penal (TCIP). Com  objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento dos profissionais e o intercâmbio de boas práticas na área de segurança pública, o evento ocorreu nos dias 12 e 13 de março, no Hotel Bristol Portal do Iguaçu, em Curitiba.

Especialistas  da Polícia Científica do Paraná (PCP), da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) ministraram treze palestras. Dentre elas, foram abordados temas como "A importância do TCIP para o futuro da PMPR", "Sistema de Atendimento e Despacho de Emergência (SADE) e o PMPR mobile: avanços e perspectivas" e "Inovações e desafios na lavratura do Termo Circunstanciado na PMSC". Também foram discutidas experiências de mediação comunitária e a aplicação do teleatendimento na PMPR.

Segundo a polícia, o nivelamento do conhecimento dos policiais, a apresentação de ferramentas de análise de dados obtidos na elaboração dos Termos Circunstanciados e o compartilhamento de boas práticas com gestores são importantes para o aprimoramento da segurança pública. 

"Este evento é uma oportunidade única para que os gestores de segurança pública possam trocar experiências e conhecimentos, visando a otimização dos recursos humanos e materiais nas ações preventivas", ressaltou o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, durante a abertura da cerimônia.

PRESENÇAS - Estiveram presentes, além do comandante-geral da Polícia Militar, o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; o chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira; o comandante do CPI-8 de Presidente Prudente, o coronel Márcio Cortez; o tenente-coronel PMSC Marcio Luiz e o Major PMSC Gabriel. Além deles, esteve presente o coordenador da Área Anticorrupção e de Integridade do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Eduardo Pazinato e o representante do Procurador Geral de Justiça, 2º vice-presidente do  Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Paulo José Kessler.

GALERIA DE IMAGENS