PMPR lança a operação "Cavalo de Aço V" para reforçar segurança em Curitiba e RMC 27/10/2023 - 10:44

A Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM) lançou a quinta edição da Operação "Cavalo de Aço" na tarde desta quinta-feira (26). A operação, que envolve o efetivo operacional e administrativo da CIROCAM, tem como principal objetivo reforçar o patrulhamento e fornecer apoio operacional às unidades da Polícia Militar do Paraná (PMPR) em Curitiba e Região Metropolitana.

A "Cavalo de Aço V" faz parte das ações que visam aumentar a presença policial nas áreas urbanas, a percepção de segurança da população e, consequentemente, prevenir a ocorrência de delitos. As ações desta quinta-feira têm foco em áreas sob atuação do 1º e 6º Comandos Regionais de Polícia Militar (CRPM), abrangendo bairros da zona leste da capital paranaense, bem como Pinhais e região.

A CIROCAM é uma unidade especializada em motopatrulhamento tático, sendo altamente treinada e equipada para atuar, de forma eficaz, em cenários urbanos. O motopatrulhamento permite que as equipes acessem áreas onde outros veículos policiais podem encontrar dificuldades, seja pelas características do terreno ou pelo tráfego intenso. Essa abordagem também reduz o tempo de resposta a incidentes, tornando as operações policiais ainda mais eficazes.

Um dos principais focos da Operação "Cavalo de Aço V" é o recobrimento do patrulhamento nas áreas identificadas por estudos estatísticos como potencialmente mais suscetíveis à criminalidade. Além disso, as equipes empregam técnicas de patrulhamento ostensivo preventivo e abordagens, colaborando para manter a segurança das comunidades locais. O lançamento contou com a presença do comandante do Comando de Missões Especiais (CME), tenente-coronel Anderson Puglia e do comandante da CIROCAM, major Carlos Cesar de Souza Peres, além de demais oficiais e praças.

GALERIA DE IMAGENS