PM faz blitz educativa em Pontal do Paraná e reforça orientações para prevenção do coronavírus e dengue 04/02/2021 - 20:25

Mais de 300 pessoas foram alcançadas pela Polícia Militar durante uma blitz educativa na cidade de Pontal do Paraná, na tarde de quarta-feira (03/02). A prevenção ao coronavírus e à dengue, e orientações sobre casos de perturbação do sossego foram o principal foco das abordagens aos motoristas e passageiros que passavam pela PR 407. A ação faz parte do planejamento da PM durante o Verão Consciente 2020/2021 para levar conscientização por meio da educação.

As abordagens ocorreram no final da tarde em frente ao Posto Rodoviário. Cada policial militar levava consigo kits com folders informativos, que eram entregues aos passageiros e condutores que passavam pela blitz. Com simpatia, os policiais militares conversaram com as pessoas e se sentiram a vontade para esclarecer dúvidas sobre as medidas sanitárias e outras questões de segurança pública.

A porta-voz da PM no Verão Consciente, capitão Michele de Paula Trindade Sensolo, explicou que o objetivo da operação é reforçar as orientações aos veranistas e moradores sobre a pandemia do coronavírus, a dengue e sobre perturbação do sossego. “A Polícia Militar fará diversas blitzes como essa em pontos estratégicos do Litoral sobre a importância desses cuidados. A população tem visto esse trabalho com bons olhos essa iniciativa e até agradecido”, disse a capitão.

A aprovação dos cidadãos é o resultado da aproximação da Polícia Militar por meio de campanhas focadas na prevenção. Alisson Dias de Almeida foi abordado na blitz educativa e acredita na importância de reforçar hábitos e comportamentos para evitar o contágio pela dengue “Sempre tem alguém que passa despercebido então é muito importante a orientação, relembrando e reforçando as medidas para se prevenir da dengue. Às vezes as pessoas focam demais no Covid-19 e se esquecem dos outros problemas que acontecem”, afirmou.

Além de moradores locais, famílias que chegavam da Capital ou de outras regiões do estado para aproveitar o verão nas praias também receberam os folders educativos dos policiais militares. Chanderleia Xavier acredita que toda iniciativa educativa agrega para o bem-estar das pessoas. “Sou de Curitiba, tenho casa no litoral então estou sempre por aqui para dar uma cuidadinha. A gente tem que vir para incentivar o turismo, mas não para trazer doença, então é bom que todo mundo esteja consciente”, explicou.

A presença dos policiais militares na rodovia para prestarem orientações foi muito bem-vinda para Edson Luiz Jamielniak. Para ele, o Litoral é sua ‘segunda casa’, por isso para ele é importante seguir as orientações para ter um lazer mais seguro. “Eu acho que as orientações devem ser sempre seguidas, para nós é muito importante para podermos fazer a coisa correta em benefício de todos”, disse.

A capitão Trindade reforçou que o principal papel da PM é a prevenção e, por isso, as atividades de cunho educativo são sempre priorizadas na Corporação. “Estamos nas ruas para levar mais segurança à população, mas nada mais eficaz do que unir o esforço da Polícia Militar com o bom senso dos cidadãos em seguir as recomendações sanitárias e de segurança, para tornar a comunidade onde eles vivem cada vez melhor e sem violência”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS