PCPR inaugura Delegacia da Mulher e Posto de Identificação em Foz do Iguaçu 08/12/2023 - 17:24

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) inaugurou a nova sede da Delegacia da Mulher e do Posto de Identificação em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, nesta sexta-feira (8). O novo espaço fica na Avenida Jorge Schimmelfeng, 849, no centro da cidade. A mudança faz parte de um convênio da PCPR com a Itaipu Binacional.

A demolição do prédio antigo e a construção da nova estrutura totalizaram um investimento de R$ 3.507.641,12.

O local de 657,12 metros quadrados é propriedade do Governo do Estado. O novo prédio traz melhorias no atendimento ao público e na prestação de serviços e, também, contribui para o desempenho das atividades de polícia judiciária. As mudanças incluem também espaço para crianças e área reservada à confecção de boletins de ocorrência.

A nova sede conta com uma localização estratégica que permite fácil acesso à vítima, salas de acolhimento e estrutura de acessibilidade. O espaço interno da nova sede do posto de identificação conta com uma sala de recepção ampla, de forma a facilitar a acomodação e triagem do cidadão que busca os serviços.

De acordo com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a iniciativa demonstra o comprometimento da PCPR e da Itaipu Binacional em proporcionar instalações modernas e adequadas para atender às necessidades da comunidade.

“Acreditamos que esta parceria entre a PCPR e a Itaipu Binacional não apenas fortalece os laços entre as instituições, mas também demonstra o compromisso conjunto em criar ambientes mais seguros e acessíveis para a população”, disse.

O delegado Getúlio de Moraes Vargas, chefe da Divisão de Infraestrutura, afirma que a obra é muito importante para os servidores que trabalham no local e principalmente para a população.

"A única razão dos serviços públicos e da nossa polícia existir é a população, que agora tem um local digno para ser atendido. Quero agradecer a Itaipu Binacional por essa obra, um investimento de mais de R$ 3 milhões, e a Associação dos Funcionários e Amigos da Polícia Civil de Foz de Iguaçu, que administraram, geriram, fiscalizaram essa obra com muita competência", afirmou.

Paraná alcança menor número de roubos da história em 2023

DELEGACIA DA MULHER – A PCPR possui 21 Delegacias da Mulher pelos Estado. As unidades atendem exclusivamente vítimas mulheres. O objetivo é que as mulheres sejam atendidas a partir de um atendimento humanizado, com profissionalismo, atenção e os cuidados devidos em casos de violência doméstica.

A delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada, Luciana Novaes, conta que a o novo prédio serve como mais um instrumento de defesa e acolhimento para as mulheres vítimas.

"A Delegacia da Mulher é um local de proteção e as mulheres não tem que ter vergonha de nos procurar. Infelizmente muitas são as vítimas de violência domestica e todas nós precisamos nos solidarizar e incentivar que mulheres que estejam sofrendo agressão física, psicológica e patrimonial denunciem e peçam ajuda", complementou.

De acordo com a delegada titular da Delegacia da Mulher da PCPR em Foz do Iguaçu, Giovanna Antonucci, a inauguração é uma conquista história na luta pelos direitos das mulheres no Oeste. "A nova unidade conta com espaços para atendimento humanizado e acolhedor, contribuindo para efetivação da Lei Maria da Penha", afirmou.

Menores taxas de homicídio do Paraná da última década foram entre 2019 e 2021

INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO – A abertura do posto tem como objetivo trazer ainda mais conforto no atendimento à população. Os cidadãos serão atendidos no local para confecção das novas carteiras de identidade, recebimento da segunda via fácil e emissão de atestados de antecedentes criminais e de profissão.

O diretor do Instituto de Identificação da PCPR, Marcus Michelotto, disse que a nova estrutura é o resultado de uma parceria que deu certo. "Temos agora uma condição de trabalho melhor ao nosso policial, que ganha muito com isso, consequentemente melhorando a execução do atendimento e serviço", afirmou.

Além desse espaço, Foz do Iguaçu tem o primeiro posto do Instituto de Identificação dentro de um shopping no Paraná, localizado no Shopping Catuaí Palladium.