PCP inicia os testes para a Operação Re-Conhecer 25/09/2023 - 14:45

A Polícia Científica do Paraná iniciou, na manhã desta segunda-feira (25), os testes psicológicos da Operação Re-Conhecer. O projeto realizado pela Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp), por meio do Programa Prumos, que atua na qualidade de vida e atendimento em saúde mental dos servidores nesta área, busca estimular o debate sobre esse assunto junto aos servidores das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros. Pela PCP, quinze servidores participaram desta primeira fase.

Os servidores passarão por atividades em grupo e individuais e receberão devolutivas. O objetivo é que as instituições tenham, ao fim do processo, que deve levar dois anos e alcançar 27 mil servidores, uma visão mais ampla de como estão se relacionando com seus servidores, bem como os caminhos necessários para a melhoria da qualidade de vida deles.

"O bem-estar dos policiais e bombeiros reflete diretamente na qualidade do trabalho que eles entregam para os paranaenses. Isso passa pelo cuidado com a sua saúde mental. Este esforço encabeçado pelo programa Prumos vai resultar em profissionais mais bem preparados para atuar diariamente com as demandas de segurança", disse o secretário Hudson Leôncio Teixeira. 

Para a realização desta ação, os mais de 60 psicólogos do Programa Prumos passaram por uma capacitação, na qual foram instruídos a aplicar as ferramentas que serão utilizadas no processo e como será feita a devolutiva aos servidores.

“Ela foi pensada e planejada para que possamos, juntos, construir uma política pública que reconhece, valoriza e cuida dos integrantes das nossas forças de segurança”, completou a chefe do Centro de Acompanhamento de Programas Biopsicossociais da Secretaria de Segurança Pública, capitã Ronize Stein Piancini.

GALERIA DE IMAGENS