Operação transfere presos da delegacia de Palmeira para gestão do DEPEN, em Ponta Grossa (PR) 19/04/2021 - 19:58

Nesta segunda-feira (19/04), 38 presos foram transferidos da Delegacia Regional de Polícia Civil de Palmeira às estruturas do DEPEN, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A mudança faz parte de um projeto da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) que iniciou-se no final de 2020 e prevê a desativação de 41 carceragens de delegacias e o fechamento definitivo em 15 municípios de todo o estado, permitindo o fortalecimento das investigações e elucidação de crimes com a transferência dos presos para a gestão plena do Departamento Penitenciário.

“Esta ação é muito importante tendo em vista que trará mais segurança à população, melhor tratamento ao preso e ainda possibilitou que a Polícia Civil faça o serviço de Polícia Judiciária, seu papel constitucional”, afirma o Secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, ao ressaltar a relevância das transferências de carceragens.

A operação de transferência contou com o apoio de equipes da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Departamento Penitenciário dos Campos Gerais do Paraná, e permitiu que todos os presos condenados fossem encaminhados para a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG) e os provisórios para a Cadeia Pública Hildebrando de Souza, também em Ponta Grossa. A ação ocorreu por meio da determinação do Secretário da Segurança Pública, dando continuidade ao planejamento estratégico da secretaria para liberar os policiais civis da custódia de presos, a fim de poderem exercer suas funções de investigação, elucidação de crimes e demais atividades atreladas.

De acordo com o Chefe da 13ª Subdivisão Policial, o delegado Nagib Nassif Palma, a sinergia das forças de segurança pública do Estado em operações deste cunho agiliza os processos de transferência, o que acaba melhorando o serviço prestado pelo policial civil e, consequentemente, a segurança da região. “Com a transferência de todos os presos da delegacia regional de Palmeira para o DEPEN, os policiais civis poderão, agora, dedicar-se especificamente às atividades de investigação e relacionadas, conforme a ordem e o planejamento da SESP”, diz.

O Diretor Regional do Departamento Penitenciário de Ponta Grossa, Maurício Ferracini, ressalta a importância desta transferência de presos para a segurança pública da região e afirma que a operação teve êxito a partir do planejamento e da integração. “Diante da logística da SESP e sob direção do DEPEN, a transferência dos 38 presos de Palmeira à Ponta Grossa foi concluída sem nenhuma irregularidade. O deslocamento dos apenados foi feito de forma ágil e as vagas destinadas a eles já estavam preparadas com antecedência, resultando na eficiência da operação”, completa.

A mudança inclui a gestão completa do Departamento Penitenciário sobre a população carcerária, incluindo bens móveis e imóveis, despesas e contratos de alimentação. A operação também resulta, inclusive, na melhora da assistência aos presos e familiares, nas estruturas coordenadas diretamente pelo órgão especializado e próprio que mantém os presos, que é o DEPEN.