Operação Titan prende quadrilha especializada em furtos de motos em Curitiba 05/06/2020 - 16:20

Em uma ação integrada, as polícias Militar e Civil prenderam, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (05/06), uma quadrilha especializada em furtos de peças e motos. A “Operação Titan”, como foi chamada, resultou na prisão de quatro integrantes do grupo, dois com mandado de prisão e outros dois em flagrante, e na apreensão de três veículos e drogas. O grupo atuava principalmente, em Curitiba e na Região Metropolitana.

“Na operação de hoje, foram feitas várias buscas e apreensões e ainda a prisão de três pessoas. Além disso, duas motos e um veículo foram apreendidos”, afirmou o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, capitão Carlos Leal. Os policiais ainda constataram que peças das motos furtadas eram vendidas.

Durante as buscas em uma das casas, os policiais ainda localizaram as ferramentas que foram utilizadas para romper a segurança das motocicletas. “Em um dos alvos, a gente acabou identificando um terceiro homem que participava desses furtos. Ali, ele foi qualificado, identificado e autuado em flagrante. Com ele, também foram apreendidas drogas”, contou o delegado-adjunto da Delegacia de Furtos e Roubos, Reinaldo Zequinão Neto.

A quadrilha tinha muitas habilidades e era rápida na ação, segundo o capitão Leal. “A gente notou no transcorrer da investigação e pelas imagens que temos, era uma quadrilha bem versátil. Eles levavam em torno de 15 a 30 segundos para efetuar o furto da moto. E todas essas motos eram recolhidas na região metropolitana de Curitiba e feita a venda dessas peças”, disse o policial militar.

Para efetuar a ação, os criminosos se utilizavam de uma ferramenta capaz de romper o miolo da chave das motocicletas, chamada popularmente por “saca-rolha”. “Nós percebemos que os suspeitos também eram muito semelhantes. Inclusive um carro que dava apoio nesses furtos também foi identificado”, afirmou.

INVESTIGAÇÃO - A operação se deu após informações darem conta de que a ação do furto dos veículos tinham certa similaridade. A investigação já durava vários meses e começou após a prisão em flagrante de um homem. “Nós tivemos uma situação de uma motocicleta furtada na região do Santa Cândida, onde a nossa agência local de inteligência foi a campo para levantar as informações. Na ocasião, um homem foi preso com uma moto furtada”, contou o capitão Leal.

A partir daí, com as informações coletadas pelos policiais militares e civis reunidas, outros integrantes do grupo foram identificados. “A gente conseguiu juntar tudo isso numa investigação e representamos pela decretação da prisão preventiva e expedição de mandados de busca e apreensão na casa de alguns suspeitos”, contou o delegado.

ORIENTAÇÕES - Quando um cidadão for vítima de furto ou roubo de veículo, deve, imediatamente, acionar a Polícia Militar, pelo 190, ou fazer um boletim de ocorrência na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, se tiver na cidade ou, caso não tenha, na delegacia mais próxima. “Nós precisamos que este fato chegue ao nosso conhecimento”, destacou o policial civil.

De acordo com ele, qualquer informação ou material extra pode auxiliar nas investigações. “Se houverem imagens das câmeras de segurança do local, a gente possa analisar e confrontar com outros fatos para que a gente possa elucidar também”, explicou.   

GALERIA DE IMAGENS