Operação Protetor resgata trabalhadores em situação análoga à escravidão no noroeste do Estado 24/01/2024 - 14:33

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), atuou de forma integrada com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal e a Prefeitura de Icaraíma-PR, na última terça-feira (23). A ação faz parte da operação denominada "Protetor" e teve como objetivo verificar uma denúncia de trabalho análogo à escravidão envolvendo trabalhadores de origem paraguaia. Ao todo, 15 trabalhadores foram resgatados, sendo que 4 deles eram menores de idade.

Após algumas denúncias as equipes estiveram em uma área rural de Icaraíma, localizada na região noroeste do Estado. De acordo com as informações repassadas, diversos trabalhadores estariam vivendo em condições precárias. Ao chegarem ao local, as equipes constataram a veracidade das informações, encontrando vários trabalhadores paraguaios em situação análoga à escravidão.

Os alojamentos foram alvo de vistorias, revelando uma série de irregularidades, incluindo a ausência de pagamento de salários e de registros, além da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e condições precárias de alimentação. A atuação conjunta das instituições envolvidas foi crucial para o sucesso da operação.

O perito do MPT, responsável pela análise das condições de trabalho, confirmou as irregularidades e determinou o resgate imediato dos trabalhadores.

Com o apoio da Prefeitura de Icaraíma, foi providenciado o deslocamento dos trabalhadores para um abrigo em Umuarama, onde receberão assistência e acolhimento adequados. As autoridades locais estão tomando medidas para garantir a integridade e os direitos desses trabalhadores, bem como, conduzir as investigações sobre os responsáveis pela exploração.

A atuação da PMPR na Operação Protetor reforça o compromisso da instituição e dos demais órgãos envolvidos na proteção dos direitos humanos e no combate a práticas ilegais.  A ação conjunta demonstra a eficácia da integração entre as diferentes forças no enfrentamento ao crime, buscando assegurar um ambiente de trabalho digno e respeitoso para todos os cidadãos.